A realidade das novas moradias toma conta do mercado e da vida moderna. A correria do dia-a-dia, aliada ao alto custo de imóveis de grande porte, faz com que muitas pessoas optem por residências menores, muito mais práticas e funcionais. Com pouco espaço para o mobiliário, a busca por ambientes otimizados é cada vez mais crescente. É o que mostra o projeto da arquiteta curitibana Priscilla Muller.
A primeira medida adotada pela arquiteta, para a otimização do estar, foi nivelar o piso da sala com o da extinta sacada, que foi fechada com vidros, fazendo com que a sala ganhasse alguns metros quadrados e até uma lareira. ''Em Curitiba, faz muito frio e as pessoas não costumam usar muito a sacada dos prédios, assim, achei mais interessante fechá-la e aumentar a sala de estar, que é ao mesmo tempo sala de TV e de jantar'', explica. Como a sacada foi fechada e incorporada à sala, a abertura na parede, onde seria a churrasqueira, perdeu sua função. Para este local, Priscilla criou uma moderna cristaleira com portas retráteis.
Outra dica, refere-se ao uso de espelhos - velhos curingas na arte de ''aumentar'' espaços. Priscilla desenhou um móvel retangular, inteiro revestido por espelhos, que fica acoplado na parte de trás do sofá, dando a impressão de maior profundidade à sala. A mesa oval também foi uma opção da arquiteta. ''Ela ocupa menos espaço e comporta o mesmo número de lugares que uma mesa retangular ou de maior tamanho'', esclarece.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Para o espaço como um todo, a arquiteta optou por paredes e armários completamente brancos e com poucos objetos de peso espalhados pela sala, deixando o ambiente clean.