A simetria é um dos princípios básicos em projetos de arquitetura. Esse preceito sugere que ambos os lados de um ambiente sejam iguais, como se cada lado fosse uma imagem espelhada do outro. Apesar desse elemento criar ordem no espaço e facilitar a compreensão do ambiente, ele se mostra rígido e nem sempre agrada. Será, então, que é preciso sempre seguir a simetria?
"Não é preciso seguir a rigidez quando estamos falando da decoração de um espaço. Claro que a simetria é interessante esteticamente, pois tudo que é simétrico é proporcional e, portanto, belo", ressalta a arquiteta Renata Basques. Segundo a arquiteta Marina Dubal, a simetria permite um ambiente mais organizado visualmente. Contudo, ela acredita que "a rigidez criada pode deixar os espaços monótonos".
Renata Basques buscou dosar a quantidade de elementos em cada uma das partes do ambiente, o que também contribui para a criação de ambientes simétricos. Nesse caso, de um lado foram utilizadas cores escuras, com espaço reservado para os eletrodomésticos. Do outro, toda a área de convivência da cozinha foi mantida com cores mais claras
As profissionais concordam que em alguns casos a assimetria pode gerar bons resultados. "Com um bom estudo de proporção, pode-se executar um projeto interessante independente de ser simétrico ou não", explica Marina. Para Renata "às vezes a falta de simetria pode ser positiva, além de uma opção para sair do lugar comum, já que a simetria é tão utilizada na decoração e arquitetura". Além disso, a assimetria é contemporânea e permite maior flexibilidade na hora de alterar peças e até o layout.
Leia mais:
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Marina ainda tem algumas dicas para quem quer apostar na decoração assimétrica sem erro: "Existem inúmeras possibilidades quando o assunto é quebrar a monotonia de uma composição simétrica. Uma bela poltrona de design, uma luminária ou quadros deslocados para fora do centro da composição são estratégias interessantes".