Febre nos anos 70, o concreto continua sendo tendência na decoração. Embora seja bonito e sempre moderno, muita gente que até gostaria de usar a matéria-prima na construção da casa, acaba desistindo pela dificuldade de conservação. Como o concreto pode trincar ao longo dos anos, impactando visualmente no espaço e gerando a necessidade de reforma, o consumidor opta por outros tipos de acabamento.
Mas se você gosta do visual brutalista do concreto aparente, e não quer abrir mão dele no seu projeto, uma solução é usar pisos e revestimentos inspirados no concreto aparente. Além de da instalação facilitada, esse tipo de material ainda tem outras vantagens: são mais fáceis de limpar e conservar, não exigem manutenção, têm tamanhos e cores variadas e são ideais para ambientes internos e externos.
A linha Concretíssyma da Portobello, reproduz com perfeição as ranhuras das formas usadas para moldar o concreto
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
O arquiteto consultor da Telhanorte, César Augusto Pasquini, por exemplo, aposta em acabamentos que imitem o concreto em ambientes sofisticados e contemporâneos. "Além de ser uma cor com muitas possibilidades de combinação, é um material com ótimo custo-benefício".
Na hora de decorar, a sugestão de Pasquini é combinar as peças com móveis e painéis de madeira nos ambientes internos e, nas áreas gourmet, mesclar com revestimentos retrô.
Inspirada na rusticidade do concreto, este porcelanato da Ceusa teve seu design elaborado em lâminas para maior mobilidade e liberdade na composição dos ambientes, preservando com fidelidade a variação de desenhos e naturalidade dos relevos