No próximo dia 20 de agosto, acontece a cerimônia de entrega do 6º Prêmio de Design Abimóvel, no Holiday Inn, em São Paulo. A premiação é uma iniciativa da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário que nesta edição teve como tema "Mobiliário para classe C e D". Dentre os 100 inscritos, 20 foram pré-selecionados e apenas cinco foram vencedores do Prêmio. Bernardo Senna, do Rio de Janeiro, Fernando Faria e Thiago Souza, de Belo Horizonte, Rafael Eckmann, de São Paulo e Renata Moura do Paraná tiveram seus protótipos eleitos pelos critérios de originalidade e inovação, contexto mercadológico, viabilidade de produção industrial e funcionalidade. Coordenada pelo professor Auresnede Pires Stephan, a comissão julgadora foi formada por importantes profissionais como Cesar Ferraiolo, do SENAI-SP, Rolando Marini, diretor industrial da Sayerlack e pelos designers Edison Barone e Fred Van Camp.
Os cinco vencedores terão seus projetos executados pelo SENAI e expostos no estande do Brazilian Furniture durante as feiras internacionais de Dubai, Las Vegas e Valência. Os protótipos e os projetos dos outros 15 pré-selecionados estarão em exposição durante a Mostra Nacional de Design, evento paralelo ao Salão Abimóvel – Salão Internacional de Vendas e Exportação de Móveis, que acontece de 17 a 21 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O 6º Prêmio de Design Abimóvel, organizado pela Siq Marketing, contou com o da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, do Sebrae e do SENAI.
Segundo o presidente da entidade, José Luiz Diaz Fernandez, o prêmio tem como objetivo valorizar o profissional de design brasileiro e promover uma integração com a indústria, uma vez que qualquer empresa poderá produzir as peças em exposição. "Ao lado de cada protótipo, os interessados poderão ver o plano de corte e custos. Além de falar diretamente com os designers vencedores. Este é o grande diferencial do Prêmio", comenta o presidente.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Os mobiliários premiados foram projetados para diferentes ambientes como quarto, sala e banheiro. O rack Mozambique, assinado pelo designer de produtos, Rafael Eckmann, é um móvel multifuncional e pretende atender grandes famílias com espaço reduzido. Inspirado nas tonalidades cotidianas da vida em Moçambique, o rack foi projetado em linhas retas para otimizar a produção. Possui ainda, gaveteiros, nichos externos e internos, mesa de centro retrátil, corrediças e dobradiças metálicas. "Pensei na diversão e lazer de maneira simples e sofisticada. O rack Mozambique atende as aspirações desse público envolvido pela união da família e necessidades tão peculiares", avalia Eckmann.
Outro destaque é a mesa Longa Vida desenhada pelo design de produtos Bernardo Senna. A mesa possui a posição ideal recomendada pelos fisioterapeutas. A peça de desenho reto e modular facilita a fabricação e a expansão das capacidades do produto. O móvel é multifuncional e pretende atender ao público cada vez maior da classe C e D que busca algo durável, de baixo custo e ainda com um forte apelo estético. Além disso, o móvel pode ser separado em partes com novas funções como rack de TV e sapateira. "O dimensionamento da peça permite a acomodação em pequenos espaços aumentando a área útil e trazendo conforto para o usuário", destaca o designer.
Criada para atender as necessidades das adolescentes que estão em fase de transformação, a designer de produto Renata Moura, desenhou a linha Elastik, composta por cômoda-penteadeira, guarda-roupa e cama. O diferencial destes produtos está na harmonia das formas e o uso de elásticos para fixação de fotos. Segundo a designer, os elásticos e a flexibilidade dos móveis dão todo aval para a jovem personalizar o seu quarto do seu jeito. "Criei uma família de móveis para atender aos costumes das meninas que vão dos 13 anos aos 18 anos".
Destinado para adolescentes entre 10 e 16 anos, o armário Pix, do designer Thiago Porto, possui portas com elemento metálico interno para a colocação de componentes imantados em sua superfície, permitindo a fixação de fotos, o que estimula a personalização do móvel. A peça, com portas tradicionais e grafismos, tem recorte inovador que tornam o produto interessante. "A qualidade percebida no produto faz com que a relação custo x benefício seja pertinente com o que é esperado do mobiliário", avalia Porto.
O kit para banheiro H2O, do designer Fernando Resende Faria, faz referência a água, que é o elemento central do banheiro. A peça é destinada para quem não tem muito espaço, mas precisa de um mobiliário com repartições para acomodação de todos os seus produtos de higiene e roupa suja. Além disso, o móvel é de fácil desmontagem, o que permite ao usuário levar o produto quando mudar de residência. Segundo Resende, o diferencial do produto é dispor soluções funcionais semelhantes às encontradas nos mobiliários existentes no mercado, porém a compra do kit não implica na aquisição de um lavatório embutido. "Essa característica permite sua adaptação em diversos banheiros ao longo de sua vida útil", acrescenta o designer.
Serviço
Salão Abimóvel - Salão Internacional de Vendas e Exportação de Móveis
De: 17 a 21 de agosto de 2009
Horário: das 13 às 21h
Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo
www.salaoabimovel.com.br