Ás vezes surge a necessidade de resolver aqueles reparos domésticos do dia a dia. Seja instalando a TV nova, arrumando a porta que não para de ranger ou montando as cadeiras com mil peças mal rotuladas que acabaram de chegar.
Entretanto, é necessário cuidado! Alguns projetos e melhorias simples escondem algumas armadilhas. Confira quais são os erros mais comuns dos reparos domésticos e previna-se:
1. Parede de concreto não é lugar de prego
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Este é um erro muito comum. Primeiro saiba qual é o fixador adequado para o seu projeto. Já te adiantamos: não é aquele preguinho sem cabeça que você tem na caixa!
Para dependurar um porta retrato ou quadro, o preguinho talvez até segure. Ainda assim, é uma péssima ideia! Escolha as ferramentas adequadas e se poupe de chegar um dia e encontrar aquela foto bacana emoldurada na sala no meio de mil cacos no chão.
2. Cuidado com dutos elétricos e tubulação hidráulica
Não se faz absolutamente nenhum tipo de furo na parede, seja ele grande ou pequeno sem verificar antes se corre algum duto por ali.
A melhor situação é quando se tem em mãos a planta do imóvel, nela são registrados os percursos de toda a tubulação. Entretanto, sabemos muito bem que nem sempre isto é possível. Mas há algumas dicas para determinar, ainda que aproximadamente, a posição dos canos.
A primeira coisa é saber quais são os ambientes divididos por aquela parede. Se de algum dos lados dela há torneiras e registros, é preciso cautela. Meça a posição destas peças e marque com cuidado do lado oposto. Como via de regra o encanamento é feito com colunas verticais e horizontais, então basta extrapolar da posição dos pontos que marcou.
Existe, claro, o risco de um serviço mal feito ou reforma anterior ter deixado uma surpresa ali, como uma conexão fora de lugar. Ainda assim, evitar uma área de uns 10 cm ao redor destas verticais e horizontais reduz muito o risco de criar uma cachoeira indesejada no meio da parede.
3. Energia ligada, jamais!
em hipótese alguma mexa em interruptores, tomadas, e principalmente no chuveiro antes de desligar a chave daquele circuito, na caixa de disjuntores. Em caso de dúvida, um voltímetro pode ser usado para mostrar se ele está realmente desligado.
Mesmo uma instalação simples, como uma nova luminária ou ventilador de teto vira um trabalho muito perigoso quando não se toma o cuidado necessário.
Além das linhas de energia da casa, reforçamos que esta mesma regra vale para aparelhos eletroeletrônicos! Antes de pegar a chave de fenda, sempre retire o aparelho da tomada! Você definitivamente não quer correr o risco de ligar o liquidificador sem querer enquanto você está substituindo as lâminas, por exemplo.
(Fonte: blog Fazedores)