As peças antigas herdadas de família, em geral feitas de madeira nobre e dotadas de estilo único, tendem a passar de geração em geração, algumas vezes bem cuidadas, outras deixadas de lado e sujeitas às ações do tempo. Em uma época em que se valoriza cada vez mais a mistura de estilos, notadamente entre o clássico e o contemporâneo, nada melhor do que resgatar o móvel antigo e transformá-lo no centro das atenções de uma sala de estar, de TV, de jantar, de um quarto ou um escritório.
O encontro entre o passado e o presente na decoração com a restauração de móveis, além de ser uma alternativa prática e econômica, resulta em ambientes confortáveis. Peças de características únicas como penteadeiras, armários, criados-mudos, chapeleiras, guarda-roupas, cômodas, estantes e mesas, sinônimos de imponência em décadas passadas, voltaram a marcar presença em ambientes decorados nos mais variados estilos.
Bar
Os objetos que pais e avós tinham agora voltam repaginados e ganham releituras e novas utilizações. Com isso, segundo a arquiteta Mariana Mendonça, os ambientes contemporâneos perdem o ar de showroom de loja para ganhar o calor da memória e características de identidade de cada cliente. "Ao utilizar um móvel antigo, você traz história e personalidade para o ambiente, misturando estilos que, embora muitos pensem que se contrapõem, na realidade se completam", afirma a arquiteta.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
O antigo em mostras de decoração
Na Casa Cor Goiás 2010, encerrada em junho, ambientes trouxeram exemplos do uso de mobiliário antigo. Em alguns, os móveis foram restaurados de forma mais próxima possível à original, como no Boulevard, que expõe buffet e mesa antigos, originais e no Átrio das Maquetes, que trouxe mesas antigas e cadeiras estilo Berger e na Suíte da Moça, com guarda-roupa, criados-mudos e penteadeira de antiquário.
Boulevard
Em outros, as peças antigas adquiriram novos usos e releituras com intervenções dos mais variados tipos. Em ambientes como a Garagem, Sala de Cinema, Suíte da Moça, Lounge de Chegada, Bar, Cerveja Bar e Loja, os móveis antigos receberam novos tecidos, aplicação de espelhos e outros materiais, pintura e aplicação em laca com cores fortes, resultando em itens únicos com ar familiar.
Como fazer
Átrio das maquetes
São inúmeras as formas pelas quais é possível customizar um móvel antigo. Para alcançar um resultado agradável, os pontos chave são a criatividade e a consciência de uso da peça, como destaca o arquiteto André Brandão. "Podemos desde descascar o acabamento original, deixando o móvel em seu estado bruto, até brincar com estampas e cores, transformando-o na estrela do ambiente. O importante é usar a criatividade e ter bom senso, sempre tendo em consideração o ambiente em que essa peça será inserida", ressalta.
Onde encontrar
Móveis antigos com preços baixos podem ser encontrados em lojas de móveis usados, feiras e bazares. Em muitos destes lugares, alguns móveis são comercializados no estado em que chegam, sendo um convite para a repaginação.
Cerveja Bar
Móveis antigos tradicionais podem ser encontrados também em antiquários, sendo mais caros por vários motivos. Em alguns casos, têm valor histórico ou artístico; em outros, são peças muito raras. Há os que passaram por alguma restauração e ainda os construídos com materiais nobres.