O dinamarquês Thomas Gierlevsen, que atua no maior escritório de engenharia do mundo, vem pela primeira ao Brasil. Ele será um dos palestrantes do Architectour 2008, evento que já está sendo considerado por especialistas o maior de arquitetura para o turismo das Américas
O engenheiro dinamarquês Thomas Gierlevsen, que atua no grupo Cowi, empresa de consultoria líder no domínio de engenharia costeira e marinha, acaba de confirmar sua vinda ao Brasil. É a primeira vez que Gierlevsen vem ao país e o destino é a capital catarinense. Ele será um dos conferencistas do Architectour 2008 - Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em Florianópolis.
O engenheiro é famoso por ser o responsável pela luxuosa "The-Pearl-Qatar" (a perola Catar), uma porção de terra de aproximadamente 4 km quadrados, a 20 km de Doha, capital do Qatar. A primeira fase do projeto, a região do Porto Arábia, deve ser concluída ainda este ano e a previsão é que até 2011 a obra esteja finalizada. Depois de pronta, a Ilha que será ligada ao continente por meio de uma ponte de 355 m e oito pistas, vai oferecer o que há de melhor em consumo de luxo no mundo. Terá apartamentos e moradias para cerca de 40 mil habitantes, hotéis e atrações turísticas.
De acordo com Hamilton Lyra Adriano, organizador do Seminário, o fato do evento ter como cidade sede uma Ilha, Santa Catarina, foi um dos motivos que levou o engenheiro a aceitar o convite. "Gierlevsen ficou encantado com a possibilidade de conhecer a capital catarinense. Sem dúvida ele apresentará alternativas que irão contribuir não só para o planejamento da cidade, como também para outras metrópoles brasileiras", comenta.
Além de Gierlevsen, outro ilustre palestrante é o arquiteto chinês Chien Chung Pei, que também vem pela primeira vez ao Brasil. Pei participou da elaboração do projeto da pirâmide de vidro do Museu do Louvre, em Paris. Outro destaque é o casal francês Elisabeth e Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade. Entre as obras mais conhecidas dele estão a Torre LVMH em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim. Ela é responsável pelo projeto arquitetônico do novo principiado de mônaco.O argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, maior escritório de planejamento urbano do mundo, também confirmaram presença no evento.
O Architectour 2008, que está sendo considerado por especialistas da área o maior evento de arquitetura para o Turismo das Américas, vai debater assuntos como: urbanismo e qualidade de vida,novas arquiteturas no desenvolvimento das atividades turísticas, revitalização das cidades para o turismo, cases de sucesso no planejamento urbano ao redor do mundo e políticas públicas para a sustentabilidade. O Seminário é voltado para ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, entre outros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.architectour.com.br
Serviço
O que: Architectour 2008 - Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo
Quando: 7 e 8 de agosto
Onde: Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
Site Oficial: www.architectour.com.br