Quando pensamos em comprar um novo sofá para a sala, a principal característica que buscamos é que ele seja simplesmente lindo, certo?
Mas a estética não deve ser o principal requisito para a escolha do modelo! beleza nem sempre é sinônimo de qualidade, conforto e durabilidade. Existem vários fatores que precisam ser avaliados antes da compra de uma peça tão importante. Veja algumas dicas práticas:
Tamanho
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Regra básica que quase todo mundo esquece: fazer um levantamento do seu elevador e das dimensões das janelas e das portas para ter certeza de que o sofá entrará na sua casa! Se você mora em prédio e notar que ele não vai caber no elevador, considere uma despesa extra de em media R$ 500 para o orçamento (esse valor varia de acordo com o andar e a acessibilidade da janela).
Medir o tamanho do sofá é muito importante também para garantir que a peça não irá atrapalhar a circulação no ambiente. Deixe livre ao menos 60cm nas passagens ao redor do sofá.
Assento
Espuma: um sofá firme é sempre mais resistente e confortável. A densidade deve estar entre 23 a 28 g/cm3. Se houver Idosos em casa, melhor aumentar a densidade para 33 g/cm3. Isso se aplica também para casas onde moram pessoas mais pesadas.
Altura do assento: procure uma altura média em que seus pés fiquem encostados no chão (por volta dos 45cm). Essas medidas trazem muito mais conforto.
Encosto: se você é do tipo que passa hooooras no sofá, opte sempre por um encosto mais alto, que permita descansar o pescoço.
Outras dicas
Quem tem criança em casa deve evitar aqueles sofás com vários botões (capitonê- tipo "Chesterfield "), pois os pequenos adoram arrancá-los e colocá-los na boca;
Os modelos retráteis, em que o assento pode correr para frente e para trás, são uma opção bem versáteis e confortáveis;
A flexibilidade no desenho deve ser valorizada principalmente em residências em que a sala de TV e de Estar são a mesma. Assim o sofá pode ficar mais confortável e despojado na hora de assistir TV, ou menor e mais formal privilegiando a circulação e a conversa na hora das visitas.
*As dicas são do blog Casos de Casa