Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Efeito luminotécnico

'Rasgo' no gesso proporciona iluminação bonita e agradável; confira projetos

Redação Bonde
08 dez 2014 às 10:45

Compartilhar notícia

- Divulgação/Marcelo Stammer/Casa Cor PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o assunto é iluminação, o mercado oferece uma grande variedade de materiais e designs, que permitem mudar o visual da casa com muita criatividade. Entre os recursos disponíveis, o rasgo no gesso é um dos que mais se destaca, pois resulta em uma iluminação bonita e de efeito.

A técnica consiste em uma abertura no teto de gesso, normalmente com largura e profundidade de 15 centímetros e comprimento variável. O resultado é uma iluminação indireta bem agradável, que pode ter mais ou menos intensidade, de acordo com o tipo de lâmpada escolhida – podem ser usadas lâmpadas fluorescentes, cordão de luz ou fita de led - dependendo do efeito desejado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cor da luz depende da temperatura de cor da lâmpada. Para conseguir um efeito amarelo alaranjado, utilize a temperatura de cor de 3.000K ou menos. Já para ter luz branca opte pela temperatura de cor de 3.000 a 6.000K.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


A maior vantagem dos rasgos é iluminar os ambientes com um desenho mais limpo, sem poluir o teto com muitas luminárias, já que as lâmpadas ficam embutidas. Eles também podem ser usados alongar e integrar os ambientes, pode marcar o sentido da circulação, setorizar os espaços ou ainda marcar a simetria ou assimetria da decoração. A desvantagem é que juntam um pouco de poeira, mas a limpeza pode ser feita com pano ou um aspirador de pó. Veja a seguir três projetos que usaram esse recurso com muito sucesso:



No projeto de Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, para a Casa Cor Paraná, vários rasgos marcam o teto trazendo luz indireta para múltiplos ambientes da sala


Divulgação/Ideias para a Casa
Divulgação/Ideias para a Casa

Neste projeto a arquiteta Paola Ribeiro optou por rasgos mais largos que criaram o efeito de um pergolado na sala. A sala ficou bem iluminada, como se entrasse mesmo a luz do sol

Divulgação/Casa Cor Paraná
Divulgação/Casa Cor Paraná

Três rasgos juntos iluminam a área de trabalho ao longo de todo o comprimento do desta bela cozinha projetada por Tatielly Zammar, também para a Casa Cor Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo