O rodapé que antes era um simples complemento do piso agora ganhou status de acessório de decoração e se transformou em peça-chave para trazer personalidade e charme aos ambientes. Segundo aponta a arquiteta Patrícia Coelho, do Ateliê Revestimentos, o uso de rodapés altos e brancos, independente da cor ou do tipo de piso, é forte tendência da arquitetura de interiores. "Usar esses rodapés é uma maneira de valorizar o ambiente, sair do comum e renovar a casa", afirma.
Alguns anos atrás os rodapés mais utilizados eram os de sete centímetros de altura feitos do mesmo material do piso. Agora a moda é usar rodapés em MDF, na cor branca, lisos ou com poucos sulcos e com 15 ou 20 centímetros de altura. "Alguns profissionais de arquitetura e decoração têm optado por rodapés com até 30 centímetros de altura", destaca Patrícia.
Além de estar na moda e deixar os ambientes sofisticados, os novos rodapés protegem a parede, embutem a fiação e disfarçam os pontos elétricos. Outra vantagem é a facilidade de instalação que permite transformar um ambiente bem rápido e sem sujeira, pois as peças já vêm pintadas. O rodapé feito em MDF pode ser instalado em todos os tipos de piso ou parede, desde que em áreas internas e secas ou com molhamento eventual.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
De acordo com Patrícia, não há restrições quanto à altura do pé-direito para uso dos rodapés altos, mas segundo a especialista, peças maiores ficam mais harmônicas em espaços amplos.