Está pensando em mudar a cara do seu banheiro, mas desanima quando pensa na sujeira e no transtorno de uma simples reforma? Saiba que existem formas fáceis e baratas para você repaginar esse ambiente e deixá-lo ainda mais moderno e funcional.
Separamos algumas dicas para que você planeje a sua reforma sem a necessidade de encarar um quebra-quebra para trocar azulejos e revestimentos antigos. Confira:
Revestimentos que imitam outros materiais:
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Todo revestimento de banheiro tem vida útil; seja por desgaste, gosto ou baixa qualidade. O que antes seria um stress na hora de reformar, hoje não é mais motivo de preocupação. Já existem no mercado diversas opções de revestimento que podem ser aplicados sobre o revestimento antigo. Por exemplo, porcelanatos e cerâmicas com 3 mm de espessura que não prejudicam abertura de portas e passam praticamente despercebidos.
Piso sem emendas:
Para modificar e valorizar a aparência do espaço, uma ótima dica é usar resina epóxi, também conhecida como porcelanato líquido. Trata-se de um revestimento autonivelante, com espessura que varia entre 3 e 5 mm, e pode ser aplicado sobre diversos tipos de materiais, tais como metal, cerâmica, porcelanato, pedras, azulejo, contrapiso, concreto ou cimento queimado. Proporciona um acabamento contínuo e liso, trazendo uma aparência minimalista ao ambiente; além de ser de fácil manutenção, boa durabilidade e impermeável. Pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa, desde cozinhas e banheiros, até salas, quartos e corredores.
Pintar os azulejos:
Se você precisa de uma solução rápida, simples e mais econômica para renovar o seu banheiro, vale optar pela pintura de azulejos. Essa é uma excelente alternativa para deixar de lado o aspecto antigo e dar a ótica que uma grande reforma foi feita no ambiente. A melhor opção é usar tinta epóxi, pela sua resistência à umidade.
Revestimento com outros materiais:
Há também a possibilidade de cobrir seus azulejos usando outros materiais. As telhas metálicas galvanizadas criam um estilo industrial ao banheiro e, por apresentarem resistência à oxidação, são excelentes escolhas e com baixo custo. As placas de OSB, painéis estruturais de tiras de madeira orientadas perpendicularmente, também podem ser usadas. Altamente resistentes e rígidas por possuírem várias camadas, são ideais para aplicar sobre a parede existente. E não só é um material durável, versátil e de qualidade uniforme, como também é ecologicamente correto e criativo.
Nichos em gesso:
Os azulejos antigos e fora de moda também podem ser escondidos por uma parede com nichos, feitos em drywall. Este formato ainda oferece mais uma vantagem de ampliar o espaço para armazenamento de produtos de beleza no banheiro, já que as placas de gesso podem ser adaptadas a qualquer medida. Só não esqueça de verificar se as placas adquiridas são do modelo que resistem a umidade.