As contas só aumentam na sua casa? Você leva um susto cada vez que vê o talão de luz? Pois saiba que existem maneiras simples e práticas de economizar energia. A arquiteta Ana Lívia Werdine, em entrevista à revista Casa Linda, dá boas dicas de como diminuir as despesas usando recursos de arquitetura e decoração.
Troque as lâmpadas
As lâmpadas de LED são ótimas pedidas para consumir menos energia. A arquiteta explica que o investimento inicial é mais alto, mas a diminuição no valor da conta compensa. "Outra sugestão são sensores de presença. Eles evitam que as lâmpadas fiquem acesas quando não há ninguém nos ambientes", recomenda Ana Lívia.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Invista em ambientes claros
Pintar os ambientes de cor clara, de preferência branco, ajuda muito. O ambiente permanece mais tempo sem necessida e de luz artificial. Usar espelhos e dimmers também são ótimas alternativas.
Deixe a luz entrar
Investir em ambientes com várias janelas é ótimo para obter a luz natural. "A construção de mais janelas e que permitam a ventilação cruzada faz com que a necessidade de luz artificial seja menor, assim como o uso do ar condicionado, vilão da conta de luz", pontua a profissional.
Automatizando a energia
O processo é caro, mas os resultados compensatórios. "A automação e o posicionamento correto de three ways permite um uso mais inteligente da iluminação e, por isso, reduzem custos", explica a arquiteta à revista. Esses recursos também não agridem a natureza.