O sonho de todas as mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, é montar um quarto lindo e confortável para receber o bebê que está chegando. Mas na hora de escolher a decoração sempre aparecem dúvidas, como qual a cor ideal para compor o quarto, que tipo de enfeites usar e até mesmo qual tema utilizar para que tudo fique perfeito para a tão sonhada hora da chegada.
Conhecida por trabalhar com cores suaves, a artista plástica Bete Veingartner, de O Canto das Artes, ateliê de pintura dedicado as artes infantis, explica que borboletas, carrinhos e bonequinhos animados são os que encabeçam a lista das compras. Como alternativa aos estilos mais comerciais, muitas vezes influenciados pela mídia, Bete oferece estilos diferenciados cuja demanda tem crescido nos últimos tempos: "os bichinhos da fazenda, da selva e do fundo do mar têm sido bastante solicitados", ela diz.
Um item que muitos pais acabam guardando, como é o caso do enfeite da maternidade, pode se tornar um acessório bonito na cabeceira do berço; decorar as laterais das paredes com quadrinhos ou apliques também é uma ideia muito legal e que, dependendo da criatividade dos pais, pode se tornar uma marca de originalidade.
Quadrinhos e outros apliques se destacam quando há harmonia entre cores e formas. Repare que todas as cores, independente do tema ou decoração, são sempre suaves
Bete trabalha com produtos produzidos em MDF (nas peças do kit de higiene, luminárias, puxadores e acessórios decorativos), além de telas como base para os quadrinhos e enfeites de maternidade. "A tinta utilizada é um esmalte à base d'água, quase lavável, o que as mães adoram, porque são fáceis para limpar. Um pano úmido com detergente faz a limpeza sem danificar as peças e isto é muito importante, porque a praticidade nestas horas conta muito", ressalta a artesã.
Quais as cores ideais e que estão "na moda"?
Quanto às cores, ela explica que para as meninas o lilás e o rosa ainda são as mais pedidas. "Porém, como trabalho com tons suaves, consigo fazer decorações mais coloridas. Dá para entrar com o amarelo, o laranja, o verde e o azul, o que deixa tudo muito alegre e mais fácil para manter a harmonia do quarto".
A cegonha vem com uma menininha e você não sabe se decide pelo rosa ou lilás?! Que tal, de maneira delicada, usar as duas tonalidades?
A variação de cores não pode ficar de fora, uma vez que os bebes vão ganhar presentinhos coloridos e um quarto monocromático pode destoar disso tudo e o presente, muitas vezes, nem é utilizado.
O mix entre cores deve ser feito com cuidado, caso contrário, pode prejudicar em vários aspectos o psicológico dos recém-nascidos, dizem estudiosos. Cores como laranja e amarelo só em gradações muito suaves, como o quarto acima
Já para os meninos (como você vê nas primeiras fotos), além da harmonia entre cores, as cores predominantes ainda não fogem do azul, do verde e dos tons de bege com branco, uma combinação que a artista considera perfeita e que sempre dá certo.