Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sono tranquilo

Qual berço é mais seguro? Veja dicas de especialistas

Redação Bonde
08 fev 2012 às 17:50

Compartilhar notícia

- Reprodução/Henrique Salci
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com tanta variedade no mercado, pais de primeira viagem ou até mesmo os experientes têm dúvidas sobre qual o berço ideal para as crianças atualmente? Isto porque até hoje não existe o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que certifica que o móvel é seguro. De acordo com o órgão, este certificado só será emitido em 2014.

Diante da falta da certificação, os pais devem ficar atentos. Para ajudar, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas. "O padrão mais encontrado é o americano, com as seguintes medidas internas: comprimento de 1,30 metro e largura de 70 centímetros. Essa medida também é referência para o colchão. No padrão nacional, apenas a medida da largura é diferente, passando para de 70 para 60 centímetros", explicam as designers de interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da Akinteriores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade




Renata Basques, arquiteta, destaca outras medidas importantes: "A grade lateral do berço deve ter espaçamento máximo de 6,5 centímetros, para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. A distância entre o estrado e as laterais não deve ultrapassar 2,5 centímetros, já a altura mínima deve ser de 60 centímetros. O indicado é dar preferência às bordas arredondadas e sem quinas. Além disso, os rodízios não devem ser dispensados, apenas devem ter travas, pois elas facilitam na hora de limpar o quarto ou mudança do local do berço".

Leia mais:

Imagem de destaque
Região central

Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes

Imagem de destaque
aumento das restrições

Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor

Imagem de destaque
Abandonada

Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro


Outra opção bem mais prática é o berço versátil. "Esse modelo pode ser reutilizado, quando a criança crescer, como cama ou mesmo bicama", lembram Ana Karina Chaves e Klazina Norden. Para quem prefere o modelo tradicional, outra sugestão é adquiri-lo com sistema anti-refluxo, que permite a inclinação do estrado.


Reprodução/Juliana Buli
Reprodução/Juliana Buli

Renata Basques salienta que, para a segurança do bebê, os berços devem ter rodízios com travas


Usado

Não pode comprar um berço? Que tal reaproveitar aquele usado? Mas, claro, o móvel só poderá ser reutilizado se estiver dentro dos padrões do Inmetro e em boas condições. Nada de fiapos de madeira ou parafusos frouxos! "Se o móvel for de madeira, pode-se raspá-lo e envernizá-lo ou aplicar pintura eletrostática ou laca colorida. Vale ressaltar que a tinta não pode ser tóxica. Adesivos e adornos devem ser aplicados na parte externa do berço", recomenda Renata. As designers da Akinteriores ensinam como dar um visual moderno ao berço: "Basta folheá-lo de prata ou dourado - trabalho muito bonito que valoriza muito o móvel".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo