Notícias

Público já pode escolher os melhores da arquitetura 2013

13 ago 2013 às 10:40

Começou nesta terça-feira (13) e vai até o dia 16 de setembro, a fase em que o público em geral pode votar - no site www.melhordaarquitetura.com.br - e escolher os projetos vencedores da sexta edição do prêmio "O Melhor da Arquitetura 2013", promovido pela revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril.

A equipe de redação da revista selecionou, na 1ª fase, 59 de um total de 477 projetos arquitetônicos inscritos. Os vencedores (um por categoria, das 18 existentes) receberão o troféu "O Melhor da Arquitetura 2013", além da publicação dos projetos na revista Arquitetura & Construção.


Casa em Araraquara


Concorrendo na categoria: Residencial - Cidade


Segundo os arquitetos, a ideia do projeto era erguer uma casa de campo na cidade. Quem chega à residência no interior paulista, com 1099 m² de área, depara-se com uma fachada marcante, com destaque para o volume metálico do escritório, que se projeta em balanço sobre o jardim. O térreo reserva as áreas de convivência e dois lances de rampas conduzem ao piso superior, onde estão os ambientes íntimos.


Nessa 2ª fase, além da votação por meio do site, uma comissão julgadora, formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores, avalia os mesmos projetos e dá notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, qualidade ambiental, implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas, que inclui o voto popular, sairão os vencedores.


Neste ano, "O Melhor da Arquitetura 2013" contempla o papel da boa arquitetura na humanização dos espaços. "Até o mês de outubro, a Arquitetura & Construção irá produzir uma série de reportagens sobre o tema com o intuito de envolver arquitetos e de levantar uma bandeira para a importância da relação com as pessoas nos projetos de arquitetura e urbanismo", destaca a redatora-chefe da revista Marianne Wenzel.


Casa em São Paulo

Divulgação

Concorrendo na categoria: Residencial - Cidade


Grande parte da construção, que soma 504 m², é feita com materiais industrializados: lajes e painéis de concreto pré-fabricado, forro de compensado naval, painéis de vidro e vigas metálicas. Exploradas desde a fachada até o final do lote, passando pelo grande jardim que permeia a casa, as transparências diluem os limites entre os ambientes.


Os projetos arquitetônicos inscritos devem se enquadrar nas 18 categorias da premiação como obras realizadas e concluídas no território nacional no período de 1o de janeiro de 2010 a 31 de maio de 2013.


As categorias do "O Melhor da Arquitetura 2013" são: Intervenção Urbana; Retrofit; Escolas e Universidades; Edifícios Culturais; Espaços de Lazer; Edifícios Comerciais ou de Escritórios – limitados em até 4 pavimentos ou 500 m²; Edifícios Comerciais ou de Escritórios – acima de 4 pavimentos ou 500 m²; Escritórios – Instalações e Interiores; Restaurantes; Casas Noturnas; Lojas e Showrooms; Condomínios Residenciais – Horizontais ou Verticais; Habitação Social; Residencial – Reforma de Apartamento; Residencial – Reforma de Casa; Residencial – Praia; Residencial – Campo; Residencial.


Casa no interior paulista

Divulgação

Concorrendo na categoria: Residencial - Campo

Os 715 m² da construção distribuem-se entre duas áreas: a externa, com piscina e deck, e interna, que se integra à paisagem por meio de portas camarão de madeira com brises. No piso único da residência, dois blocos são divididos pela varanda, posicionada no centro da planta, sob o teto verde com grama do terreno.


Continue lendo