O Programa Habitare disponibiliza em seu portal para download gratuito uma cartilha sobre a construção de uma vila ecológica na Amazônia. O protótipo com oito casas geminadas foi implementado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, km-26 da AM-010, em Manaus (AM). O projeto apresenta uma alternativa de construção para habitações multifamiliares.
Além dos materiais normalmente empregados em uma construção (cimento, areia, barro, madeira e telhas cerâmicas), foi utilizado o bambu como componente de painéis pré-fabricados revestidos com barro, usados nas paredes. A modulação arquitetônica da VilaEco concebeu nove tipos de painéis. Para dar suporte à sustentabilidade da proposta, foi definido um plano de cultivo de bambu, em harmonia com a biodiversidade, no Estado do Amazonas.
A vila protótipo envolve, também, gestão e economia da água. Utiliza um sistema simplificado que permite a redução no consumo de água potável, com o aproveitamento da chuva, que abunda na região. Foi desenvolvida e implantada ainda uma estação de tratamento de esgoto com baixo custo de operação e manutenção.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
A publicação disponível para download mostra, passo a passo, como foi construída a vila, desde a locação e suas fundações até a implantação de sistema de captação e utilização de águas pluviais. Descreve também como foram produzidos os painéis pré-fabricados de bambu e seus componentes, executados no Laboratório de Estruturas de Engenharia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
"É um sistema construtivo que promove intervenções ao meio ambiente de forma responsável, adaptando-o para satisfazer a necessidade básica do ser humano de moradia digna, sem esgotar os recursos naturais", descrevem os participantes do projeto, executado com apoio financeiro do Programa Habitare.