O arquiteto Marcelo Melhado defende a existência de soluções para decorar imóveis de qualquer tipo e tamanho, desde que os moradores escolham peças e acessórios proporcionais ao espaço que habitam e se organizem para manter a casa em ordem no dia a dia. "Quando se projeta esse tipo de espaço, é importante pensar no convívio entre as pessoas, por isso a integração está bem presente".
Como ponto forte na hora de decorar, o arquiteto indica peças multiuso, resistentes e confortáveis. A sala de jantar ou a varanda com cadeiras confortáveis e que ocupem pouco espaço servem a variadas funções. "A varanda também pode servir para os filhos fazerem a tarefa da escola", lembra Marcelo.
Se o apartamento possui dois banheiros, na suíte e na área social, um deles pode ser projetado com ‘cara’ de lavabo, assim atende moradores e convidados. A dica é decorar com cores neutras e usar utensílios que podem servir como elementos de decoração, como toalhas enroladas dispostas em prateleiras.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Para cumprir as funções básicas de uma casa - repouso, armazenamento e convívio -, é bom evitar excessos, garante o arquiteto. "Precisamos ser mais básicos e simplificar a manutenção", avalia.
Em projetos contemporâneos, segundo Marcelo, as paredes internas geralmente são executada no sistema de dry wall (gesso acartonado), que são fáceis de remover caso o proprietário queira modificar o projeto.
Veja a seguir alguns exemplos de projetos elaborados para imóveis com áreas que variam de 54 a 100 metros quadrados, lançados em Londrina.
Com três dormitórios, incluindo suíte, o decorado Garden Ecologic Closet, da Vanguard Home, tem área total de 100 m2. Sacada com churrasqueira amplia a área de lazer no projeto da arquiteta Luiza Bohrer
No decorado Marco dos Pioneiros, da Yticon, a área privativa é de 62,55 m2. Cores claras em móveis e paredes ampliam os ambientes, assim como a presença do vidro. Projeto da JC Spagnuolo
A integração de espaços ajuda otimizar os ambientes no projeto de Luiza Bohrer. No decorado Garden Ecologic Home Office, da Vanguard, a estante serve como divisória. O apartamento tem 100 m2 de área total, incluindo três quartos e sacada