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Projeto reforça credibilidade de escritório de advocacia

31 dez 1969 às 21:33

Um dos segmentos que mais acumula papéis, o escritório de advocacia tem como principal desafio garantir a agilidade na manipulação de documentos processuais e transmitir segurança e credibilidade aos clientes. O exercício da profissão demanda espaços adequados ao grande volume de arquivos, que às vezes têm que ser consultados diariamente, portanto exigem organização. A acomodação de livros e a recepção dos clientes em locais com a ambientação apropriada ao tipo de atendimento também constituem itens importantes na elaboração de um projeto arquitetônico para esse segmento.

Segundo a arquiteta Gisele Conde, do Gebara Conde Sinisgalli Arquitetos, escritórios de advocacia têm um volume de papel impresso que em outras atividades profissionais não existe mais, pois mesmo com a crescente digitalização de documentos e papéis em geral, muitos não podem estar arquivados só em computadores. "Advogados têm de conviver com os processos. Ha também a necessidade de se ter à mão publicações quando se faz pesquisa ou mesmo para simples consultas".


Além da biblioteca, há também os arquivos mortos, freqüentemente alojados em locais específicos, ou até em outro imóvel. "Alguns documentos devem ser preservados por décadas pois poderão ser objeto de estudo, referência em jurisprudência. Constituem, eventualmente, o patrimônio do escritório, principalmente quando outras gerações seguem a mesma atividade."


Para a arquiteta, deve existir certa diferença entre os projetos, conforme a especialidade advocatícia, seja cível, trabalhista, e também conforme o perfil dos clientes atendidos, seja pessoa física ou jurídica. Os clientes podem ser grandes e fixos, ou o escritório pode trabalhar com ações de curta duração e clientes pontuais. Isso irá definir a dimensão e mobilidade dos arquivos.


Em relação às salas de reuniões, a arquiteta destaca a necessidade de se fazer um projeto de interiores atento à especialidade do escritório. "Quando a ação envolve Direito de Família, o cliente precisa de mais intimidade; o mesmo acontece com ações criminais, quando o cliente às vezes encontra-se um pouco vulnerável emocionalmente. Nesses casos, uma boa poltrona, luz mais suave, podem contribuir com o atendimento. Já na área cível, uma acomodação prática e objetiva é mais adequada".


A colocação de mesas e bancadas deve ser criteriosamente analisada. "Em geral, a sala de um advogado possui duas mesas, ou uma mesa e uma bancada. É necessário ter o segundo elemento para apoio na abertura dos processos e manuseio de papéis e documentos".

Para Gisele, é fundamental, ao se planejar o uso dos espaços, considerar a expansão futura pois o crescimento 'dómino", improvisado, poderá comprometer tanto a funcionalidade quanto a estética do escritório.


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