Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Onde Moras

Programa londrinense constrói casas no Maranhão

Redação Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Casas de taipa foram substituídas por alvenaria; alternativa barata e envolvimento da comunidade - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de construir mais de 300 casas em Londrina, o programa Onde Moras foi levar mais conforto a famílias do Maranhão. A Secretaria das Cidades desse Estado nordestino convidou o engenheiro Maurício Costa, idealizador e responsável pelo programa, para desenvolver um projeto-piloto na periferia da capital, São Luiz. ''Em 45 dias, foram construídas e entregues 17 novas casas em alvenaria, de 35 metros quadrados cada uma, contendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro'', relata o engenheiro.

Costa revela que precisou enfrentar algumas peculiaridades na região, como o transporte em carroças puxadas por jegues (foram mais de 400 fretes), o alto preço do cimento e a falta de materiais de construção reaproveitáveis - que servem de matéria-prima para muitas casas por aqui. ''As casas eram feitas de taipa: os moradores pegavam galhos de árvores para formar uma base e preenchiam com barro. Sob o sol o dia inteiro, essas casas à noite transformam-se em um verdadeiro forno'', descreve o engenheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para substituir as paredes de taipa por concreto, Costa manteve o mesmo procedimento adotado no norte paranaense: contratou mão-de-obra entre os moradores do bairro, fez as compras no comércio local e solicitou ajuda da família beneficiada, que, assim, pôde participar do processo de construção da própria casa. ''Com isso, nós ainda contribuímos para o desenvolvimento do bairro, gerando renda entre a própria comunidade'', justifica. Segundo Costa, por meio dessas ações, foi possível manter o preço das casas em R$10 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Vencedor do prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal, o programa agora vai ser divulgado através de seminários mensais em diversos municípios. ''Esta é uma boa alternativa para os novos prefeitos. Como o programa não visa lucro, o custo das casas é reduzido, e ainda permite o envolvimento da comunidade'', sugere Costa, acrescentando que dados do Ministério das Cidades confirmariam que há hoje mais de 60 mil casas contratadas e não construídas devido ao baixo preço estipulado, e que, segundo ele, poderiam se tornar realidade através de programas como esse.

O Onde Moras também foi um dos 40 finalistas do Prêmio ODM Brasil - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promovido pela Organização das Nações Unidas e Secretaria Geral da Presidência da República.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo