A professora Teba Silva Yllana, do Departamento de Arquitetura da UEL, foi a vencedora de um concurso de arquitetura paisagística da Praça Oswald Nixdorf, que será erguida na rotatória existente hoje na Avenida Castelo Branco, em frente à cervejaria Fábrica Um.
O concurso foi promovido pela Associação Teuto-Brasileira do Norte do Paraná e Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, com o apoio da Fábrica Um. O resultado foi divulgado no último dia 4.
O projeto vencedor tem a coautoria de Yara G. G. Balboni, ex-aluna do Curso de Arquitetura da UEL. A dupla ganhou troféu, certificado e um prêmio em dinheiro de R$ 1.500.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Além de aspectos paisagísticos relacionados a flores e outros vegetais, eram itens obrigatórios, que deveriam constar do projeto, um relógio-de-sol, o busto do alemão Oswald Nixdorf – que foi funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná e fundou a cidade de Rolândia –, e uma menção à cerveja, bebida típica da Alemanha, através de uma figura humana.
Rotatória onde será construída a praça
A Associação Teuto-Brasileira está em busca de recursos para a construção da praça. Existe a expectativa de que a obra possa ficar pronta no mês de maio.