Todos querem um banheiro confortável, ergonômico e seguro. Saiba como planejar um banheiro conhecendo algumas medidas mínimas para racionalizar o uso dos espaços, mesmo daqueles mais apertados.
Louças sanitárias - Deixe 20 cm de largura de espaço em volta de cada lado do vaso sanitário e de 55 a 60 cm à sua frente. Vasos sanitários sem caixa acoplada ocupam menos espaço.
Chuveirinho - Substitua o antigo bidê por um ducha higiênica (chuveirinho) se você tiver problema de espaço. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis entram em vigor a partir desta sexta
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Pia - Escolha um gabinete para pia que tenha uma profundidade de pelo menos 55 cm com 80 cm de largura e também de altura. A cuba da pia deve ser grande para evitar que a água respingue na bancada.
Box - O box deve ir do chão até a altura do chuveiro e não até o teto e deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça, assim ele deve ter no mínimo 80 cm de largura.
Registros - Estude uma maneira em que os registros do chuveiro possam ser abertos e fechados sem que a pessoa se molhe. Isto é muito importante principalmente no inverno, quando a água fria causa maior desconforto.
Espelho - A borda superior do espelho deve ficar a 1,80m do chão.
Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz.
Pé-direito - Banheiro de pé-direito baixo pode parecer mais alto se for usado o artifício da meia parede (com cor diferente do resto da parede), das faixas ou dos rodamãos horizontais.
Dependendo da altura colocada (entre 90 cm e 1,30m, no máximo), esses recursos decorativos fixam o olhar das pessoas, não despertando nenhum interesse acima deles.
Móveis - Quanto menor for o banheiro, menores, e em menor quantidade devem ser os móveis. Lavabos minúsculos pedem cubas pequenas (muitas vezes sem bancada) e prateleiras bem estreitas.
Instalação de móveis e objetos
Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados:
Limpe com água e sabão e depois seque bem a área dos azulejos onde será colocado o acessório.
Marque a posição horizontal dos furos com nível de bolha e, em seguida, a localização dos ganchos e dos pontos de perfuração.
Use uma fita adesiva e dê uma leve martelada com um prego sobre a superfície apenas para marcar onde deve ser furado. A fita serve para que o prego não escorregue antes de marcar a parede.
Com uma broca de vídea, faça o furo onde deverão ficar o parafuso e a bucha que usualmente acompanham estes acessórios de banheiro. Segure a furadeira com as mãos bem firmes. Primeiro, será preciso atravessar a espessura do azulejo. Os furos não devem ter bordas lascadas.
Utilizando fita adesiva
Objetos menores e não tão pesados podem ser colocados sem que seja necessário perfurar a parede e os azulejos. Use fita adesiva dupla face. Após marcar com a trena a localização do objeto e seu exato contorno, cole os adesivos na parede. Em seguida, obedecendo às marcações, pressione o objeto contra a parede e contra os adesivos.
Iluminação
Faça a iluminação natural através de vãos ligados diretamente ao exterior. Isto proporcionará, além de uma boa iluminação, uma boa ventilação.
Saiba que a área mínima da abertura deverá ser igual a, no mínimo, 1/8 da área do banheiro.
Iluminação do espelho
Para o espelho é recomendada usar a luz incandescente, já que a luz fria pode alterar a maneira que vemos as cores.
Pintura e molduras
Para banheiros baixos e pequenos, nada de pintar o teto com cor diferente ou fazer detalhes e desenhos. Isso chama a atenção e faz com que se perceba logo a real altura e dimensão do ambiente.
Sejam de pastilhas, cacos de vidro, cerâmica, molduras nos azulejos e detalhes delimitam o espaço e fazem parecer menor qualquer ambiente. Se seu banheiro for pequeno, evite esses detalhes que, apesar de bonitos, só valorizam ambientes espaçosos.
Fonte: Oz! Organize Sua Vida