Na hora de reformar um imóvel, a dica para não ter surpresas tanto no resultado final da obra quanto nos gastos é fazer um planejamento com mais detalhes possíveis.
Assim, o primeiro passo para uma obra de sucesso é definir com antecedência o quanto você pretende gastar, e, para que isso dê certo, mantenha-se fiel ao orçamento estipulado. O sócio-proprietário do Portal CasaeOferta, Hugo Mascarin, recomenda a elaboração de uma planilha detalhada, que deverá ser acompanhada durante todo o processo da obra.
Reforma ou construção?
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Você também pode estar se perguntando até que ponto uma reforma vale a pena, ou seja, como escolher entre ela e a construção de um imóvel. Em relação ao projeto, a arquiteta Bruna Inforçato já adianta que a reforma vai exigir algo bem mais específico do que a construção de um imóvel novo exigiria, para que se consiga manter o orçamento estipulado no início da obra.
Por outro lado, a reforma permite que se mantenham as principais características e a originalidade da construção. Mascarim resume que a decisão entre um e outro vai depender sobretudo dos objetivos do interessado.
No caso de um imóvel residencial, cujo proprietário não tem interesse em utilizá-lo como investimento, pode valer a pena gastar um pouco a mais, se o objetivo for o conforto, por exemplo. Mas ele não deve esquecer que esse gasto a mais não necessariamente irá valorizar o imóvel na hora da venda.
Já para os imóveis comerciais, reformas podem representar bons investimentos.
Problemas e soluções
O proprietário da empresa Doutor Resolve, Wilian Duarte, lista os principais problemas encontrados na reforma de um imóvel antigo, sendo eles: infiltrações, calha, rachaduras, pintura e rede elétrica.
A atenção especial deve ser dada à pintura, uma vez que é o item mais caro do processo e também é a responsável por dar "cara nova" ao imóvel. Além disso, profissionais de pintura costumam ser raros no mercado.
A compra de materiais também é uma questão importante, já que estão entre os principais gastos para a construção ou reforma dos imóveis. Fazer uma pesquisa de mercado é sempre uma boa dica, mas avaliar a relação entre preço e qualidade do material é imprescindível, já que um produto barato pode ter baixa qualidade.
Fique atento também se o frete está incluído no preço e confira com calma todo o material, quando ele for entregue.