Sofisticadas e cheias de estilo, as piscinas coloridas se destacam como as vedetes da temporada 2008/2009. Para fugir do tradicional "azul", surgem cores fortes e vibrantes como o laranja, cinza, verde, vermelho e até o preto, que realçam e dão um colorido especial a estes espaços.
Seguindo este novo conceito, o arquiteto Isay Weinfeld sugere o laranja, que combina em qualquer ambiente e realça o moderno, além de traduzir a cor da prosperidade e da confiança. Um projeto assinado por ele em uma residência nos Jardins marca a contemporaneidade da concepção, pautada no conforto, na sofisticação e na sobriedade da cor. A piscina foi toda revestida de mosaicos vidrosos em vários tons de laranja - cores customizadas pelo fabricante para esse projeto. "Essa foi a premissa básica que norteou essa intervenção arquitetônica e pela versatilidade e atributos plásticos, o mosaico de vidro foi a melhor escolha para criar um diferencial estético e de qualidade na arquitetura desta piscina", destaca o paulistano.
A utilização de cores vibrantes em piscinas é uma tendência recente e tem agradado profissionais e clientes. Sua aplicação vai desde projetos arrojados e de grande circulação de pessoas, como a piscina do hotel Unique, em São Paulo (que é vermelha), até projetos residenciais como o desenvolvido pelo arquiteto contemporâneo Márcio Kogan, na Vila Nova Conceição. Utilizando um tom neutro de verde em mosaico de vidro, o espaço ganhou profundidade e amplitude com a aplicação da cor. "É um projeto diferenciado que agradou muito o proprietário da residência, que não perdeu conforto, aconchego e ainda ganhou uma piscina super moderna", definiu.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Outra piscina em tons de verde – cor que tem um forte apelo de aproximação com a natureza - também foi a escolha da arquiteta Renée Sbrana para o Hotel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista. O que chama a atenção neste projeto é a harmonia do ambiente, a arquitetura e a utilização da cor, que deu um tom moderno e valoroso à piscina.
Cores também para o público infantil
A arquiteta Isabel Duprat criou uma simpática piscina colorida para os alunos do colégio Porto Seguro, em São Paulo. A maior, para crianças acima de 3 anos, tem ao fundo um painel grande e todo colorido que lembra montanhas com pôr-do-sol – todos também feitos em mosaicos de vidro. A menor é feita em formato de um código de barras toda colorida. "Brincar com as cores foi uma forma que encontrei de mostrar o lúdico e o divertido. As crianças adoraram", conta.
Prontas em 30 dias
Piscinas revestidas com mosaicos de vidro podem ficar prontas em até 30 dias, podendo ser desfrutadas ainda na atual temporada. "Se o projeto não for muito complexo, o mosaico pode levar poucos dias para ser fabricado e instalado. Porém, se o projeto for mais complexo, com desenhos artísticos muito detalhados, pode levar mais que isso", conta o diretor de marketing da Vidrotil, Rogério Cordeiro. A empresa é especializada em mosaicos de vidro e está há mais de 60 anos no mercado.
Ele lembra que a estrutura e a impermeabilização são dois itens importantes e que merecem atenção, pois a boa qualidade das superfícies onde serão instalados os mosaicos trarão muito mais segurança e conforto ao usuário.
Serviço: www.vidrotil.com.br