Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Matéria-prima rústica

Pesquisa propõe uso de tintas naturais para reduzir custos e impacto ambiental

Redação Bonde
13 out 2014 às 17:10
- Divulgação/UFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O potencial de tintas naturais, desenvolvidas com base em receitas tradicionais e no conhecimento e tecnologias mais recentes, foi tema da pesquisa de Fernanda Cardoso, mestranda em Engenharia de Construção Civil da UFPR. A aluna, que também é arquiteta e urbanista, constatou que as tintas naturais permitem a cobertura de superfícies internas e externas, com cores representativas dos recursos naturais regionais, a custos muitos baixos (inferior a R$ 2/litro), e com impactos ambientais mínimos.

O resultado imediato do estudo desenvolvido por Fernanda foi um painel decorativo, produzido na sala PD0, no Centro Politécnico, em homenagem ao designer brasileiro Sérgio Rodrigues (1928-2014), internacionalmente conhecido por sua "poltrona mole". Paralelamente à produção da obra, a mestranda, orientada pelo professor de Arquitetura e Urbanismo, Aloísio Leoni Schmid, ministrou oficinas sobre tintas naturais e apresentou combinações de pesquisadores alemães, assim como referências próprias de tintas, que foi conhecer em comunidades dispersas no interior dos estados do Sudeste e Nordeste do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



A médio prazo, explica o docente Aloísio Schmid, espera-se que os arquitetos e urbanistas egressos da UFPR divulguem entre a população técnicas para trazer cores para suas casas, e para a cidade, a partir de materiais simples como terra, água e cola branca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina

Fernanda Cardoso foi motivada a pesquisar a temática após conhecer a tese de doutorado do professor Sérgio Fernando Tavares, também do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. O docente concluiu em seu trabalho que as tintas naturais constituem o item de maior consumo de energia na construção de uma casa, em condições tipicamente brasileiras, se considerada a reposição a cada 5 anos, num horizonte de 50 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo