A tecnologia, cada vez mais presente no segmento da construção, ganha espaço também nos elementos de decoração das residências. Pegando carona nessa tendência estão as persianas/cortinas, que evoluíram muito nos últimos anos, incorporando tecidos às lâminas, proteção solar, isolamento termoacústico e automação.
"Hoje, quando se fala em casa inteligente, em que tudo é automatizado o acionado a distância, não dá para esquecer das persianas. E como tendência em construção são os grandes vãos de vidro e o pé direito duplo, 80% das persianas são projetadas antes que a casa esteja pronta. É preciso planejar a colocação e o custo", explica Sueli Pretti, da Paralela's, que comercializa a marca Luxaflex.
Tecidos com fator de proteção solar também ditam caminhos. Hoje é possível encontrar persianas fabricadas com produtos que protegem dos raios ultravioleta em até 97%, com a vantagem de não perder a desejada claridade nos ambientes internos e visibilidade.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Sueli aponta também s tecidos antiestáticos como um avanço, já que não acumulam poeira, são antialérgicos e necessitam de manutenção a cada três ou quatro anos. "Estamos em uma fase que associa tecnologia com o que se usava antigamente", aponta.
"O acionamento das persianas oferece inúmeras opções, que vão desde manuais, que deslizam lateralmente pelo trilho, até os modelos com controle remoto", destaca Luiz Fertonani, da Brisa Decor, que também representa os produtos da Luxaflex.