As pedras ornamentais nunca saem de moda. O que muda com o passar do tempo é o tipo de acabamento conferido a este material. No momento, não há dúvidas: as bancadas com bordas retas são tendência absoluta.
Tão importante quanto escolher a pedra ideal para uma bancada – de banheiro, lavabo, cozinha ou área gourmet – está a escolha do acabamento de sua borda. Afinal, trata-se de um detalhe que está relacionado não apenas com a beleza do conjunto, mas também com questões de funcionalidade e segurança.
Como no mercado existem diversos tipos e formatos de bordas, profissionais da área de arquitetura e decoração explicam os tipos, aplicações e ainda falam sobre as tendências.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
"Há muitos tipos de bordas. Algumas são mais indicadas para ambientes específicos, como banheiros e lavabos. Outras são muito utilizadas para esconder imperfeições das pedras, como colas e emendas. Algumas conferem acabamento simples, outras dão um toque mais elegante. Mas todas as bordas protegem as beiradas e quinas das pedras, evitando que se quebrem ou machuquem as pessoas", explica a designer de ambientes Fabiana Visacro.
Segundo Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras, atualmente as bordas retas são tendência na decoração. "Antigamente, usava-se muito as bordas rebuscadas, como a cana duplo, triplo ou com friso. Esse tipo de borda era símbolo de grandeza. Hoje em dia, o homem busca mais leveza em seu morar, por isso, as bordas mais utilizadas em projetos são as retas", reforça.
A designer de ambientes Laura Santos conta que para valorizar os projetos e torná-los mais modernos têm lançado mão das bordas retas: "Gosto de usar a borda reta com acabamento de meia esquadria. A borda reta é leve e deixa o visual mais clean, enquanto que a meia esquadria torna a composição mais resistente. A combinação de ambos passa ainda a sensação de que a bancada é maior, destacando-a no ambiente".