Notícias

Passado e presente se fundem na Casa Cor Paraná

31 dez 1969 às 21:33

Com o tema subjetivo focado no estilo curitibano de morar, muitos arquitetos buscaram a alta sociedade como inspiração. O resultado é o abuso de materiais valiosos como o mármore e produtos nas cores em preto e dourado, uma característica das pomposas residências antigas e que volta a ser tendência. A base do evento deste ano ajuda a criar essa atmosfera. A Casa Cor foi ambientada no Clube Concórdia, que recebia as festas da alta sociedade no passado. Mas hoje, mesmo essa pequena parcela da sociedade mudou. O que resta dela é o imaginário que as pessoas mantém de um tempo que não é mais real. E esse glamour imaginário está presente em quase todos os ambientes do evento.

Este ano, a Casa Cor Paraná apresenta um número recorde de ambientes. São 73 espaços que envolvem 118 expositores entre arquitetos, designers de interiores, paisagistas e decoradores.


Um passeio pelos ambientes da Casa pode ou não revelar esse ''jeito de morar'' num Estado que já é cosmopolita.


O dourado ilustra a maior parte dos ambientes. Materiais nobres, como o mármore e o veludo, são utilizados em cortinas e até tapetes. O preto também impera, em paredes e acessórios na decoração de espaços de uso diferenciados.


Desta vez, a tecnologia aparece como coadjuvante e não como personagem principal, como em edições anteriores. A estrela da vez é o conforto, o grande, o pomposo, que muitas vezes fala mais alto que o usual. Mas entre o que existe e o que se pode ter, sempre existiu uma distância significatica. A Casa Cor mostra o primeiro.


Living da Casa de Praia - Assinado por Mariana Paula Souza e Patrícia Venturan de Oliveira, o espaço segue uma das mais fortes tendências que podem ser conferidas na Casa Cor Paraná 2008: transformar a moradia de férias em uma extensão do lar na cidade. Mobiliário leve, cores claras e gesso com desenho limpo. Elas usaram ainda materiais pouco convencionais, como limestone e a fibra de folha de bananeira, além de obras de arte com temática praiana.


Cozinha Gourmet da Casa de PraiaAssinada pela arquiteta Varínia Scharwartz, o projeto é recheado de novidades tecnológicas com tudo ao alcance das mãos, como a mesa com tampo de vidro que acomoda ingredientes. Monitor interativo com receitas auxilia no preparo dos pratos. Um quadro vivo computadorizado abriga uma pequena horta para cultivo de temperos, que são irrigados automaticamente dentro desta estufa high-tech.


Quarto da Moça - As arquitetas Giorgine Biff e Liciany Ribeiro se inspiraram nas garotas que, mesmo morando com os pais, querem privacidade. O projeto contemplou não apenas um quarto, mas um ambiente para receber amigos, descansar, ver TV e escutar música. Elas ousaram na utilização de espelhos, vidros, iluminação diferenciada e papel de parede.


Sala de Bem-Estar - As arquitetas Helena Rolim de Moura, Letícia Rolim de Moura e Andréia Rocha Turin assinam a Sala de Bem-Estar. Para compor o espaço multifuncional, materiais como o espelho bronze, o vidro preto, a laca marrom com brilho, a lâmina escovada e tingida e uma cortina de fios de seda para dividir os ambientes. A transparência delimita os espaços e permite a integração da sala.


Studio Conceitual - Assinado pela arquiteta Viviane Busch, o ambiente foi inspirado na atriz curitibana Marjorie Estiano. A área de 35 m2 abriga sala de TV, cama, sofá, cozinha, home office, espaço para refeições e banheiro. A solução veio através da utilização de móveis multiuso, formas limpas e materiais atuais deslocados de suas aplicações habituais.

Serviço: Casa Cor Paraná 2008, no Clube Concórdia, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, Centro, Curitiba. Até o dia 20 de julho. De terça a sábado, das 13 às 21 horas, e domingos das 11 às 19 horas. Ingressos: De R$ 11,00 a R$ 22,00.


Continue lendo