Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cosmopolita

Paredes texturizadas deixam o ambiente mais sofisticado; veja dicas para ter uma em casa

Redação Bonde
24 set 2015 às 09:42

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A textura é uma opção prática e eficiente para quem deseja repaginar o visual de paredes. Isso porque são versáteis, combinam com diversos ambientes e, em alguns casos, podem ser feitas sem a ajuda de um profissional. Mas de acordo com o arquiteto Carlos Eduardo Chitão, do escritório DLP Arquitetura, é preciso seguir algumas dicas para não errar na escolha da textura e no local de aplicação.

Avaliação dos cômodos

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Carlos Eduardo, na maioria dos casos, a textura não é indicada para cozinha e banheiros, pois pode dificultar a limpeza do local. "É permitido usar texturas em todos os cômodos da casa, porém as áreas que recebem melhor este recurso são sala, corredores, quartos e fachadas".

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo


Além disso, como existem diversos tipos de texturas (de massa, de rolo, papéis de paredes texturizados, tecidos etc) é preciso sempre verificar com o arquiteto qual o tipo que se adequa melhor ao local e aos móveis que compõem o ambiente.

Publicidade


Escolha da cores


É preciso tomar cuidado na escolha da cor que será aplicada na textura. O ideal é sempre optar por cores mais suaves na parede onde a textura é aplicada.

Publicidade


"Se for usar textura, o melhor é utilizar cores mais neutras. A cor muito forte, quando aplicada em uma parede com textura, costuma carregar o ambiente, deixando-o com muita informação visual", garante Carlos.


Alinhar texturas com móveis

Publicidade


É sempre interessante buscar um equilíbrio na utilização das texturas. Segundo o arquiteto, uma maneira de fazer isso é buscar o alinhamento entre textura, cores e mobiliário.


"Quando nossos olhos passam pelo o ambiente, o nosso cérebro, inconscientemente, define se achamos aquele local bonito ou não, carregado ou não. Por isso o equilíbrio na composição é fundamental".

Se os móveis têm muita personalidade e serão a atração principal do cômodo, as cores das pinturas e texturas devem harmonizar com eles. O contrário também deve acontecer. Um cômodo com móveis mais neutros permite uma textura mais ousada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo