Uma ótima maneira de decorar a casa e deixá-la com um ar de sofisticação e estilo é optar pelos painéis decorativos ou papéis de parede. Mas, você saber quais as principais diferenças entre os dois? Para te ajudar melhor na escolha e na decoração do ambiente desvendamos esse 'mistério'.
Com desenhos reproduzidos sem repetições, os painéis podem ser desenhados/fotografados e copiados em papel de acordo com o tamanho original, sendo montados e colados na parede por meio de tiras, que compõe o desenho por completo. Esse tipo de design diferenciado transmite uma aparência de capricho, assim como muitas obras de arte.
Já os tradicionais papéis de parede contam com desenhos reproduzidos em repetições, mas nem sempre compostos por cópias iguais em todas as faixas, alguns modelos sofrem variações ou são formadas por desenhos maiores, que não cabem em uma só faixa, nesses casos são montados em duplas ou trios, que se "casam" na hora da aplicação.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Os artista Lucas Simões fotografa e reproduz os painéis no tamanho original, com imagens sem repetições e em escala 1:1, proporcionando ao produto um potencial realista. "Todo o processo foi como criar uma parede com memória, mas com um resultado bem diferente das pinturas e que julguei ainda mais interessante", conta o profissional.
Já a ilustradora Sandra Jávera aposta nos desenhos feitas à mão, utilizando diferentes técnicas e recursos para painéis e papéis. "Para alguns painéis de traços mais fortes usei pincel mais grosso e tinta acrílica, já para outras estampas de papel usei técnicas mais delicadas, como bico de pena ou aquarela", conta a artista que, para cada estampa desenvolveu quatro colorações diferentes.