Que os papéis de parede mudam instantaneamente a cara do ambiente todo mundo sabe. Mas o que pouca gente sabe é que esse recurso também pode ser usado no banheiro. Desta forma, esse espaço tão importante da casa ganha status de exclusividade e se torna mais agradável com paredes cheias de design. A dica é lançar mão da solução fora da área molhada do banheiro e em pequenos detalhes, assim cria-se um efeito singelo e especial no ambiente.
Profissionais da área de decoração contam quais os tipos de papéis mais indicados para o banheiro. "Os vinílicos atendem bem, assim como o arabesco, folhagem, floral, xadrez e outros. Todos eles ficam excelentes. Os listrados também são uma boa opção, pois aumentam o ambiente", salienta Rina Marchetti, da loja Marchettiinteriores especializada em móveis, adornos e recursos para decoração.
As cores também podem ser variadas. "Das mais claras e suaves às mais fortes e impactantes. Depende muito da atmosfera que pretende-se criar. No entanto, se para o banho foi projetado um recurso luminotécnico que mereça destaque, o ideal é trabalhar com papel mais opaco, para não ofuscar o brilho da luminária, e de preferência com a tonalidade mais forte", explica a designer de ambientes Fabiana Visacro.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Além de todas essas vantagens, o papel de parede tem grande durabilidade, cerca de dez anos. "É uma ótima opção para sair da mesmice da cerâmica e ainda trazer aconchego e elegância ao ambiente. A dica que dou é apostar em um papel importado, pois a textura é mais encorpada", finaliza Rina.