No mundo da moda, uma tendência vai e volta. O mesmo ocorre com a decoração, como é o caso do papel de parede, uma ótima opção para dar cor às paredes da casa.
A designer Josiane Silva, do Dahô Estúdio, fala sobre os benefícios, cuidados e particularidade do produto. Para ela, o retorno do uso desse material se deve ao fato de a cola usada hoje ser à base de água, sem afetar a parede. Além da qualidade do produto ter melhorado e ter resistência à umidade e ao vapor. Ao contrário da tinta, que obriga os moradores a deixarem suas residências por conta do forte cheiro, o papel de parede tem aplicação rápida e exige menos mobilização.
No caso do papel de parede, não existe tantas precauções a serem tomadas. Cerca de três a quatro horas são necessárias para colar o papel em um quarto com quatro paredes de oito metros cada. Por usar cola à base de água, pode-se dormir no ambiente no mesmo dia. Diferentemente da tinta, que costuma precisar de uma segunda demão.
Leia mais:
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Segundo a designer, as melhores marcas de papel duram em média 10 anos. Em contrapartida, a tinta precisa de manutenção de cinco em cinco anos. "E a facilidade de colocar e retirar o papel é bem maior em relação à tinta. Menos sujeira e menos mão de obra", explica Josiane. Uma dica de durabilidade é deixar os móveis a uma distância de 5 a 10 centímetros distantes da parede.