Até 2020, 80% dos edifícios previstos nas grandes cidades já estarão construídos. O restante estará em fase de projeto ou em obras. No entanto, a maioria deles ainda é construída ou reformada com técnicas e materiais pouco ou quase nada sustentáveis. Construção sustentável não é apenas eficiência energética e reuso d'água. Envolve materiais de baixo impacto no ambiente, uso de madeira de reflorestamento e métodos de construção eficientes. Hoje, cerca de 20% de uma obra vai para o lixo. Em um prédio de cinco andares, por exemplo, um deles vira entulho.
Segundo o World Watch Institute (WWI), arquitetos e engenheiros em todo o mundo não têm conhecimento dos materiais, desenhos e técnicas úteis para levantar prédios sustentáveis. Edifícios são responsáveis por cerca de 30% de todo o uso de energia, emissão de gases do efeito estufa e geração de dejetos. A construção e renovação de construções é o setor com maior potencial técnico e econômico para reduzir emissões.
Uma ideia de como transformar um prédio comum em um edifício com sustentabilidade ambiental é fazer uma espécie de ''telhado verde'', que permite instalação em qualquer tipo de cobertura, retém água para própria planta e escoa o resto para o sistema de drenagem do prédio. Outra opção é a válvula do reservatório, que é importante ter esta opção de voltar a usar água encanada, uma vez que em época de estiagem a água da chuva pode não ser suficiente para abastecer banheiros. Outra alternativa seria a posição das janelas, que ajudam na ventilação dos andares. Dependendo da face em que estão voltadas, podem ser instaladas com jardineiras para pequenas plantas.