Na próxima segunda-feira (2), a Prefeitura de Londrina dá início às obras de restauração da atual sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça 1º de Maio, 110, na região central. O projeto, viabilizado graças ao investimento de R$ 1 milhão da Caixa Econômica Federal e de recursos municipais pertencentes ao próprio orçamento da secretaria, conta com a construção de um auditório para 60 pessoas e duas salas de exposição, além de outras áreas que servirão para centros de convivência cultural.
Projetada pelo arquiteto modernista, João Batista Vilanova Artigas, na década de 50, o edifício, também chamado como Antiga Casa da Criança, é composto por dois blocos em forma de L, sendo que um possui dois e o outro três pavimentos, respectivamente, além da parte de rampas do local. "Para atender à proposta principal da medida, que é restaurar o prédio nos mesmos moldes planejados por Vilanova Artigas, vamos perder cerca de 30% da área já construída", disse o secretário de Cultura, Leonardo Ramos.
De acordo com o secretário, o edifício sofreu várias alterações, desde sua inauguração, como a construção de anexos no pavimento térreo e a cobertura das pastilhas das fachadas por tinta a óleo. "Tudo isso foi feito para ganhar espaço, mas acabou perdendo brilho. Nossa meta é voltar tudo como era, inclusive a recuperação de pisos e pastilhas, ou seja, um serviço completo", ressaltou.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Ramos observou que há uma forte tentativa da administração municipal em resgatar o uso adequado do espaço urbano. "A cidade tem uma tendência de sempre ir se reconstruindo, perdendo assim o mínimo de referência de outras gerações, algo que deve ser repassado futuramente. O principal benefício que essa restauração vai trazer para Londrina é colocar um equipamento de cultura em ótimo estado, já que o prédio contará com uma estrutura de primeira qualidade", concluiu o secretário.
Ainda de acordo com Leonardo Ramos, a empresa responsável pela execução das obras, que devem durar de 6 a 10 meses, é a LFT Engenharia. Enquanto isso, o setor de ação cultural da Secretaria de Cultura está funcionando no Museu de Arte (rua Sergipe, 640 – esquina com a avenida Rio de Janeiro). Já o gabinete do secretário, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e o Patrimônio Cultural operam na rua Pio XII, nº 56, juntamente com a Escola Municipal de Dança.