Nos últimos anos a cozinha se transformou no ambiente perfeito para receber familiares e amigos. Por isso, muitas pessoas desejam que esse lugar seja amplo e espaçoso. Mas querer nem sempre é poder. A realidade é que a tendência dos imóveis compactos transformou as cozinhas em verdadeiros corredores. Nos apartamentos, principalmente, é muito comum que as cozinhas tenham um formato minúsculo. Parece difícil equipar e decorar esse pequeno espaço, mas com um bom projeto você pode ter uma cozinha singela e, ao mesmo tempo, prática e bonita.
Segundo a arquiteta Marina Dubal, da VS Design, ambientes estreitos são projetados para receber móveis sob medida. Além disso, pode-se aproveitar a espessura de paredes para criar armários e nichos interessantes.
O grande segredo para as "cozinhas-corredor" é apostar na decoração vertical. Você pode abusar dos armários e módulos na parede, em todos os cantos, e até em cima da porta se for preciso. A ideia é encontrar espaço para acomodar todos os itens, deixando tudo organizado e livrando espaço para o balcão e da área de circulação. Para facilitar o manuseio na cozinha, você pode deixar os eletrodomésticos mais usados próximos a pia. Além de prático, confere um clima mais moderno e despojado à decoração.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Como todo ambiente pequeno, a cozinha-corredor pede um cuidado especial com a iluminação. Muitas vezes não é possível ter grandes janelas para a entrada de luz natural, por isso, uma dica é aplicar luzes nos armários e prateleiras. Outra solução é criar ambientes monocromáticos para eliminar a sensação de divisão. Já a valorização da iluminação natural, pode ser obtida com o uso de persianas mais finas ou de materiais refletores, como o vidro e espelhos em portas de armários ou revestimentos de paredes. A abertura de vãos também é um bom artifício para clarear o ambiente.
Quebrando a monotonia
Para não criar um ambiente monótono aposte nas listras, que também caem bem em espaços estreitos. Quando aplicadas nas paredes favorecem a dimensão do ambiente. Já as listras verticais alongam o pé-direito.
Para que ambientes estreitos se tornem mais aconchegantes, use objetos e acessórios de cores quentes e fortes. De acordo com Marina Dubal, elas são ideais para aquecer ambientes. O tapete também é um ótimo recurso para tornar o local mais acolhedor. A melhor forma de uso é cobrindo praticamente todo o piso para não gerar a ideia de divisão.