Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcenaria

O prazer de restaurar peças históricas

Liliana Onozato - Folha Casa & Conforto
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Fábio Ciquini
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais que dar continuidade ao ofício iniciado por seu avô serralheiro, o marceneiro Fernando Luiz Massaro encontra imensa satisfação ao preservar as características originais de móveis cheios de história que restaura em sua oficina.
Hoje, 26 anos depois de reformar a primeira peça, Massaro trabalha com prazos rígidos para atender à demanda de encomendas. ''Tudo começou com a propaganda de um amigo que falava para o outro a respeito do meu trabalho. Hoje, só estou aceitando encomendas a partir de janeiro'', justifica, em meio a diversos telefonemas atendidos durante a entrevista.

Seja para recuperar partes desgastadas ou refazer uma peça inteira, o marceneiro se propõe a conceder novos ares aquele móvel antigo que ficava escondido em um canto da casa e que hoje pode ser misturado a elementos contemporâneos em um mesmo ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as dificuldades apresentadas ao marceneiro estão as peças com pés quebrados. ''Geralmente, é o que mais se danifica na hora de arrastar de um lugar para outro ou até transportar. Como o design dos pés são os mais variados, na hora de reconstruir é um pouco mais trabalhoso'', aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Em sua casa, localizada no condomínio Recanto do Salto, quase todo o mobiliário foi restaurado por Massaro. ''Algumas eu ganhei, outras eu comprei, mas todas fui quem restaurou. As pessoas que gostam de móveis antigos querem preservar, pintando ou laqueando com técnicas de envelhecimento. São peças compradas em antiquários ou até mesmo recebidas de herança e com grande valor sentimental'', revela, acrescentando que 50% de seus clientes foram indicados por arquitetos.

Além das encomendas particulares, Massaro presta serviço de acabamento para diversas lojas de móveis e decoração de Londrina. Um trabalho que acabou envolvendo parte da família, uma vez que seus filhos auxiliam na oficina. Telefone: (43) 3339-0792.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo