Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tempero tecnológico

Nova linha de fogões mostra que até a chama mudou

Liliana Onozato - Folha Casa & Conforto
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- OlgaLeiria e Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a valorização da cozinha, fogões e coifas ganham tecnologia e prestígio Além de ótimas companhias para aquele almoço ou jantar, muito provavelmente você irá precisar de um fogão na hora de elaborar a receita. Sejam de duas, quatro ou mais bocas, os novos modelos sugerem design, funcionalidade e tecnologia na cozinha atual, já que ela passou a assumir um espaço nobre na casa.

Aparelhos que ligam e desligam sozinhos quando o prato está pronto, grades autodeslizantes, dois fornos acoplados com ajustes diferenciados, dominós para embutir em armários e bancadas, além das vedetes dos chefs, os cooktops vitrocerâmicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E em tempo de cozinhas sofisticadas, integradas a outros ambientes da moradia, a coifa tornou-se um equipamento indispensável. Com design arrojado, tecnologia e materiais de ponta, ela faz par perfeito com os novos fogões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Utilize corretamente o fogão

Publicidade


Cuidados na hora de instalar e utilizar o fogão garantem mais tempo de vida útil dos aparelhos, além de evitar acidentes domésticos. Pensando nisso, o Casa&Conforto traz algumas dicas de engenheiros das principais marcas de eletrodomésticos.


A mangueira ideal para utilizar nos fogões é a metálica. No caso de mangueira plástica, deve ser utilizada a de PVC com tarja amarela e selo do Inmetro. E fique atento: as mangueiras devem ser trocadas a cada cinco anos.

Publicidade


Mantenha o registro de gás sempre fechado quando não estiver utilizando o produto.


Não deixe acumular gordura no forno, mesa ou outras partes do fogão.
Use somente água e sabão neutro para limpeza do painel. Álcool e detergentes podem apagar as indicações impressas.

Publicidade


Na hora da instalação, para conectar o ponto de gás e o registro, use sempre conexões em cobre ou aço. É aconselhável sempre chamar a Assistência Técnica do fabricante para realizar o serviço.


Antes de comprar um fogão, verifique a voltagem de sua residência. Os modelos vendidos no mercado possuem voltagens diferenciadas.

Publicidade


O fogão deve ficar no mínimo a 5 centímetros de outros eletrodomésticos ou móveis. O contato direto pode causar danos em ambos os produtos.


Foto 1 - Na cozinha Florense, o fogão Falmec em aço inox tem cinco queimadores Sabaf, tripla chama central, comando frontal, grelha em gusa (ferro fundido) e válvula de segurança gás-stop

Publicidade


Foto 2 - Fogão Profile com dois fornos, da GE, apresenta acabamento que une aço inox, alumínio e vidro espelhado; dispõe de timer digital com alarme sonoro. Já a Celebrate Glass, nova linha da Electrolux, possui duplo forno com mesa vitrocerâmica, permitindo o preparo simultâneo de dois pratos diferentes sem que os aromas se misturem. Ambos funcionam de forma independente e com temperaturas adequadas a cada tipo de receita.


Foto 3 - Com design italiano, o fogão da Ariston (à esquerda) vem com grelhas e grades em gusa, plano de trabalho em aço escovado, estabilizador de chama, termostato otimizador no grill, que proporciona economia de energia, e porta do forno removível. Para cozinhas gourmets, a nova linha Professional da Lofra apresenta fornos turbo multifunção e elétrico estático, churrasqueira vitrocerâmica e queimadores profissionais.


Foto 4 - Da Creative, do grupo Expambox, o Top Chef (à esquerda) dispõe de sistema de aquecimento por indução eletromagnética, processando o cozimento em menos tempo. O fogão aquece a panela somente até o nível do alimento e da superfície da panela. À direita, coocktop vitrocerâmico da Falmec na Cozinha e Sala de Almoço do Jovem projetada pelo designer Ney Nunes para a Casa Cor Rio Grande do Sul. É forte a tendência de desmembramento do fogão, substituindo-o pelo cooktop embutido na bancada.

Foto 5 - A coifa Europa, da Falmec (à esquerda), possui prateleiras de vidro e aço opcionais, motor com 3 velocidades, capacidade para 800 m3/h, comando digital, indicador de saturação de filtros metálicos. À direita, linhas limpas no design do fogão vitrocerâmico e da coifa Polar, da Falmec, em aço e vidro com motor de 4 velocidades, capacidade para 1.000 m3/h, filtros metálicos e de carvão ativado, versões ilha e parede.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo