Com a valorização da cozinha, fogões e coifas ganham tecnologia e prestígio Além de ótimas companhias para aquele almoço ou jantar, muito provavelmente você irá precisar de um fogão na hora de elaborar a receita. Sejam de duas, quatro ou mais bocas, os novos modelos sugerem design, funcionalidade e tecnologia na cozinha atual, já que ela passou a assumir um espaço nobre na casa.
Aparelhos que ligam e desligam sozinhos quando o prato está pronto, grades autodeslizantes, dois fornos acoplados com ajustes diferenciados, dominós para embutir em armários e bancadas, além das vedetes dos chefs, os cooktops vitrocerâmicos.
E em tempo de cozinhas sofisticadas, integradas a outros ambientes da moradia, a coifa tornou-se um equipamento indispensável. Com design arrojado, tecnologia e materiais de ponta, ela faz par perfeito com os novos fogões.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Utilize corretamente o fogão
Cuidados na hora de instalar e utilizar o fogão garantem mais tempo de vida útil dos aparelhos, além de evitar acidentes domésticos. Pensando nisso, o Casa&Conforto traz algumas dicas de engenheiros das principais marcas de eletrodomésticos.
A mangueira ideal para utilizar nos fogões é a metálica. No caso de mangueira plástica, deve ser utilizada a de PVC com tarja amarela e selo do Inmetro. E fique atento: as mangueiras devem ser trocadas a cada cinco anos.
Mantenha o registro de gás sempre fechado quando não estiver utilizando o produto.
Não deixe acumular gordura no forno, mesa ou outras partes do fogão.
Use somente água e sabão neutro para limpeza do painel. Álcool e detergentes podem apagar as indicações impressas.
Na hora da instalação, para conectar o ponto de gás e o registro, use sempre conexões em cobre ou aço. É aconselhável sempre chamar a Assistência Técnica do fabricante para realizar o serviço.
Antes de comprar um fogão, verifique a voltagem de sua residência. Os modelos vendidos no mercado possuem voltagens diferenciadas.
O fogão deve ficar no mínimo a 5 centímetros de outros eletrodomésticos ou móveis. O contato direto pode causar danos em ambos os produtos.
Foto 1 - Na cozinha Florense, o fogão Falmec em aço inox tem cinco queimadores Sabaf, tripla chama central, comando frontal, grelha em gusa (ferro fundido) e válvula de segurança gás-stop
Foto 2 - Fogão Profile com dois fornos, da GE, apresenta acabamento que une aço inox, alumínio e vidro espelhado; dispõe de timer digital com alarme sonoro. Já a Celebrate Glass, nova linha da Electrolux, possui duplo forno com mesa vitrocerâmica, permitindo o preparo simultâneo de dois pratos diferentes sem que os aromas se misturem. Ambos funcionam de forma independente e com temperaturas adequadas a cada tipo de receita.
Foto 3 - Com design italiano, o fogão da Ariston (à esquerda) vem com grelhas e grades em gusa, plano de trabalho em aço escovado, estabilizador de chama, termostato otimizador no grill, que proporciona economia de energia, e porta do forno removível. Para cozinhas gourmets, a nova linha Professional da Lofra apresenta fornos turbo multifunção e elétrico estático, churrasqueira vitrocerâmica e queimadores profissionais.
Foto 4 - Da Creative, do grupo Expambox, o Top Chef (à esquerda) dispõe de sistema de aquecimento por indução eletromagnética, processando o cozimento em menos tempo. O fogão aquece a panela somente até o nível do alimento e da superfície da panela. À direita, coocktop vitrocerâmico da Falmec na Cozinha e Sala de Almoço do Jovem projetada pelo designer Ney Nunes para a Casa Cor Rio Grande do Sul. É forte a tendência de desmembramento do fogão, substituindo-o pelo cooktop embutido na bancada.
Foto 5 - A coifa Europa, da Falmec (à esquerda), possui prateleiras de vidro e aço opcionais, motor com 3 velocidades, capacidade para 800 m3/h, comando digital, indicador de saturação de filtros metálicos. À direita, linhas limpas no design do fogão vitrocerâmico e da coifa Polar, da Falmec, em aço e vidro com motor de 4 velocidades, capacidade para 1.000 m3/h, filtros metálicos e de carvão ativado, versões ilha e parede.