A Mostra Morar Mais por menos "O chique que cabe no bolso" já se consolidou com o conceito que mescla ambientes acessíveis e muita sofisticação. O principal desafio dos profissionais que fazem parte da exposição é apresentar propostas que possam inspirar os visitantes a fazerem boas escolhas, sempre aliando estilo ao melhor custo-benefício. O evento acontece em Curitiba, de 27 de outubro a 28 de novembro, e traz novamente a preocupação com o meio ambiente e o estímulo a inovações tecnológicas construtivas e também no design de interiores.
Para os licenciados da mostra, os arquitetos Francisca Cury e Léo Pletz, este ano a ideia é mostrar ainda mais possibilidades de ambientes reais que sejam totalmente aplicáveis na casa dos visitantes. "Queremos mostrar que os profissionais curitibanos estão atentos às demandas do mercado. Assim, quem passar pela Morar Mais por menos não vai apenas ter mais um ‘sonho de consumo’ distante de ser concretizado, mas a possibilidade real de ter seu desejo realizado dentro da sua possibilidade financeira", destacam.
A casa escolhida para abrigar a mostra ocupa uma área de 3.500 metros quadrados, com cerca de 1.400 metros quadrados de área construída, no Condomínio Grünewald, no bairro Bigorrilho. As linhas limpas em estilo mediterrâneo, assinadas pelo arquiteto paulista Arnaldo Paoliello, foi projetada na década de 70 e oferece inúmeras possibilidades de releituras e a criação de cenários contemporâneos.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
No total são 54 espaços nas áreas internas e externas criados por mais de 70 profissionais locais. Os visitantes podem conhecer ambientes residenciais, espaços corporativos e galerias de arte. Entre as novidades está um apartamento dentro dos padrões do programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida". Outra inovação é um projeto de moradia instantâneo criado pela arquiteta curitibana Rebeca Paciornik Kuperstein. O protótipo foi desenvolvido para abrigar as vítimas do terremoto do Haiti e sua estrutura é feita em bambu. Mesmo sendo projetada para ser uma casa temporária, a expectativa é que a sua vida útil seja de 15 anos.
Nos mesmos moldes das edições anteriores, e que tornou a Morar Mais por menos um sucesso de público, a mostra continua defendendo a transparência e o respeito aos consumidores. Assim, em todos os ambientes existe um quadro descrevendo detalhadamente os itens utilizados na decoração, com o respectivo fornecedor e preço.
Veja abaixo os melhores espaços da mostra, selecionados pelo Bonde:
Bar do Dono da Casa – Daniella Fanaya e Rubens Portella - A proposta principal dos arquitetos Rubens Portella e Daniella Fanaya para o Bar do Dono da Casa era ocupar o espaço da forma mais simples possível, evitando qualquer tipo de excesso desnecessário e potencializando o caráter da arquitetura existente. Para tanto, as bordas arredondadas das paredes originais da construção foram preservadas. As aberturas para o exterior do ambiente, anteriormente em forma de arco, ganharam atualização em uma seqüência de elementos circulares, reforçando o estilo mediterrâneo da casa e aplicando um ar gráfico e contemporâneo. "Como contraponto, escolhemos a linha reta e a diretriz visual longitudinal para criar o ritmo dominante do ambiente em um eixo central que concentra um grande balcão, o nosso foco principal. A peça serve como bancada de trabalho, ponto de reunião, superfície de apoio para jogos e também para o preparo de bebidas e aperitivos. O mobiliário tem como elemento diferencial um revestimento em pastilhas de vidro, que, além do baixo custo comparado aos mármores, granitos e espelhos comumente utilizados, confere um forte apelo visual", destacam os arquitetos.
Escritório da Família – Patrícia Belem Cervi e Venilda Bernard - Pensando em novas formas de trabalho, a arquiteta Patrícia Cervi e a designer Venilda Bernard desenvolveram o Escritório da Família. O espaço também foi planejado para o descanso, a leitura e o convívio com familiares e amigos, de forma aconchegante e descontraída. Voltado especialmente para o empresário, o escritório mescla em sua decoração materiais como madeira, metal, couro ecológico e espelhos, resultando em um ambiente requintado e confortável dentro do estilo contemporâneo. "Acreditamos que a nova tendência é a mistura de tons e materiais colocados harmoniosamente em um ambiente", ressaltam as profissionais. Os quadros expostos são de autoria da designer e artista plástica Venilda Bernard. O espaço ainda homenageia os empresários brasileiros, em especial o Dr. Eloir Gasparim, incansáveis na busca pelo sucesso.
Estar da Lareira – Vinícius Trevisan - Desenvolvido por Vinícius Trevisan, o ambiente Estar da Lareira foi projetado especialmente para jovens casais e famílias. O principal conceito é aliar sofisticação e sustentabilidade por meio da utilização de resíduos de obras e da marcenaria. "Além de minimizar o impacto ambiental a partir dos materiais escolhidos, busquei a humanização do ambiente com a implantação de painéis em madeira desenvolvidos pela APAE", comenta o arquiteto. Seguindo as novas tendências em decoração, Vinícius aplicou ao espaço revestimentos acrílicos de tecnologia sustentável associados a elementos alternativos. Os destaques do ambiente ficam por conta da estante em MDF montada com resíduos de marcenaria, da miniadega de blocos de concreto, do painel luminotécnico com blocos de tijolos de barro versado e de um painel vegetativo de blocos de concreto. "É um espaço para viver, sorrir e curtir", finaliza.
Estar do Jardim – Thiago Florenzano - Com peças concebidas especialmente para o ambiente, o arquiteto Thiago Florenzano buscou decorar o Estar do Jardim com objetos sofisticados, trazendo elegância e leveza ao espaço de 37 metros quadrados. A sustentabilidade fica por conta da utilização de materiais reciclados na parte de movelaria, transformando madeiras sem uso em um mobiliário novo e moderno. Isto faz com que o custo para a produção de um projeto seja reduzido em até 40% para o cliente final. "É um ambiente pensado para a família toda, sendo também um espaço multifuncional, que pode ser utilizado como sala de TV, sala de pequenas refeições e estar", ressalta o arquiteto.
Estar Íntimo da Família – Iara Araújo Cunha Pereira e Luciana Cavalli - O Estar Íntimo da Família, projetado pela arquitetas Iara Araújo Cunha Pereira e Luciana Cavalli, tem como principal proposta a integração das atividades da família. O ambiente de estilo contemporâneo, com cores neutras, mesclando peças sofisticadas com recicladas, é o espaço ideal para assistir televisão, brincar com jogos eletrônicos, utilizar o notebook ou realizar pequenas refeições. Os principais destaques ficam por conta das peças concebidas pelas arquitetas: o tampo de mesa com cintos usados, a luminária com cúpula de meia-calça descartável, a escultura com tubos descartáveis de papelão e o revestimento de parede com tecido reaproveitado. "Acreditamos na proposta de utilizar materiais que normalmente são jogados fora. É uma forma de fazer com que o consumidor perceba que algo que é considerado lixo pode ser transformado em um artigo bonito e útil", completam as profissionais.
Jardim da Praça – Sandra Luz Sallem - A arquiteta desenvolveu o ambiente pensando essencialmente no bem-estar do visitante. O Jardim da Praça causa grande impacto visual e sua sinuosidade, alcançada por meio das guias decorativas kwik kerb, cria uma delimitação original, atraente e prática para demarcar os canteiros. As guias, feitas de concreto modelado e com acabamento em cimento colorido, valorizam o jardim, proporcionando limpeza e organização. O ambiente foi finalizado com bancos e cadeiras confeccionados na Região Metropolitana de Curitiba, dando ao Jardim da Praça um toque sofisticado com baixo custo.
Lavabo – Ana Paula Trento - O Lavabo, projetado pela arquiteta Ana Paula Trento, atende a proposta de um ambiente rústico com um toque contemporâneo. Por meio da mistura de materiais, cores e texturas, o espaço é destinado ao público engajado com as questões ambientais. Entre os elementos sustentáveis, figuram o cimento queimado, que possui alto rendimento e custo reduzido, e o tampo em MDF com efeito ebonizado, que substitui a pedra sem comprometer a durabilidade e a estética do ambiente. A forma harmoniosa com a qual o projeto foi desenvolvido é defendida por Ana Paula. "Os destaques são para o mosaico cimentício branco, que proporciona profundidade e sofisticação ao lavabo, em contraste com materiais rústicos, como a madeira de demolição e o cimento queimado", comenta.
Lavanderia – Carolina Mehl e Larissa Schnekenberg - A Lavanderia, criada pelas arquitetas Carolina Mehl e Larissa Schnekenberg, tem como principais objetivos trazer praticidade, ser funcional e agradável. Pensada para pessoas que não têm tempo para os serviços domésticos, os diferenciais são a separação das áreas molhadas e secas e os móveis abertos, que facilitam o manuseio dos objetos nos armários. Para dar vida e colorido ao ambiente, as arquitetas desenvolveram uma bancada com cores fortes e instalaram na parede um painel com jardim vertical. O espaço também alia custo-benefício e inovações mercadológicas de revestimento e acabamento. "Seguindo as novas tendências em decoração, fizemos uso de um material inovador, composto por minerais naturais e acrílico de alta qualidade", contam.
Quarto da Moça – Fabiana Strasser Rodrigues - O Quarto da Moça, projetado pela arquiteta Fabiana Strasser Rodrigues, segue o estilo urbano contemporâneo. O ambiente é livre de excessos e traz proporções baixas e lineares, tons suaves e tecnologia de ponta nos acessórios. O destaque fica por conta do mobiliário fixo ou solto, das peças de iluminação com design e dos acabamentos impecáveis. Os painéis em pedra aplicados na cabeceira da cama, com efeitos em ondas, transmitem a sensação de movimento. Já os painéis em madeira, de tons amendoados e claros em MDF melamínico damasco, reproduzem uma trama natural nas bancadas lineares. "Para compor o ambiente, pensei em uma jovem de 20 anos, estudante, antenada e solteira. O quarto foi projetado em estilo urbano contemporâneo, priorizando-se a funcionalidade para as atividades diárias", completa a profissional.
Quarto do Casal – Marina Savi, Sabrina Serta e Tainah Paiva - O ambiente, projetado pelas arquitetas Marina Savi, Sabrina Serta e Tainah Paiva, foi pensado para os casais que buscam em seu quarto um lugar de refúgio para a correria do dia a dia. Prevalece no espaço a tendência do "tudo branco", largamente utilizada nas passarelas, e que ilumina as paredes, os objetos e o mobiliário de linhas retas e desenhos simples. As profissionais criaram um ambiente que une os estilos clássico e contemporâneo com grande leveza. "As linhas geométricas e os materiais utilizados transpiram jovialidade em um quarto todo voltado para o acolhimento", afirmam as arquitetas. Os principais diferenciais do espaço, que segue o conceito Morar Mais por menos, são as molduras na parede e na cabeceira da cama, feitas com sobras de vários tipos de MDF, e os tapumes de obras pintados de branco.
Quarto do Jovem – Maristella Fischer e Gilberto Koppe - O arquiteto Gilberto Koppe e a designer de interiores Maristella Fischer optaram por um espaço cuja ambientação permita ao jovem a utilização do quarto não só para o repouso, mas também para o trabalho e, principalmente, para o lazer. Móveis soltos de linhas contemporâneas oferecem a flexibilidade do layout. Os equipamentos contam com automação e a iluminação cria cenários adequados para cada uso. O ambiente tem ainda uma forma de arte de baixo custo e de fácil produção: a fotografia. "As fotos humanizam o espaço, pois é possível se obter uma ambientação interessante com melhor custo-benefício", afirmam os profissionais. É o quarto ideal para o jovem conectado ao mundo moderno.
Quarto das Trigêmeas – Denise Rosa Rampazzo e Roberta Casasanta Rampazzo
Em 30 metros quadrados, as arquitetas Denise Rosa e Roberta Rampazzo projetaram um quarto dinâmico, que alia a criatividade ao lúdico. O Quarto das Trigêmeas, destinado para meninas de sete a dez anos, traz uma decoração moderna e limpa, na qual é possível soltar a imaginação por meio da utilização de linhas na horizontal e vertical e de cores vivas. A iluminação cênica cria um céu estrelado dentro do ambiente. "O diferencial é o uso de materiais que representam a imaginação das crianças. As divisórias em madeira e vidro, independentes para cada cama, formam circulações diferentes, ou seja, demos mobilidade para a área. Com os desenhos lúdicos, aplicamos cores alegres e vibrantes em locais estratégicos dentro do ambiente, justamente para expressar a criatividade", explicam as arquitetas. Prestigiando o artesanato regional, ao mesmo tempo em que remontam um quarto infantil, as profissionais acrescentaram na decoração bonecas, animais e outros objetos feitos à mão, criados com jornal reciclado e acabamentos em tecido. As cortinas são de fuxicos, confeccionados com retalhos de tecidos reaproveitados, o que enfatiza o conceito de valorização do artesanato local.
Sala de Jantar - Karla Bender e Filipe Bender Almeida - Tons claros e leveza no conjunto de móveis propiciam aconchego e sofisticação à Sala de Jantar, projetada por Karla e Filipe Bender. A ideia principal foi compor um ambiente para uma família que aprecia o ritual de se sentar à mesa com filhos e amigos. Para quebrar a rigidez que normalmente está presente nesse ambiente, foram colocadas peças com fibras vegetais e outros elementos que trazem conforto. Uma iluminação sutil e direcionada completa o clima de confraternização e celebração. A movelaria em cores escuras é toda assinada por Karla Bender e contrasta com a suavidade dos tons beges utilizados. Para criar nichos e volumes, os profissionais optaram por trabalhar com drywall, minimizando os custos. O grande destaque do espaço é a combinação harmoniosa entre o estilo clássico, que predomina, com toques de provençal e rústico.
Sala Etna da Família – Juliana Lahóz - A Sala Etna, planejada pela arquiteta Juliana Lahóz, é um ambiente que privilegia a união da família. O espaço permite que diversas atividades sejam desenvolvidas confortavelmente em um mesmo local. "O principal objetivo foi criar, de forma integrada e prestigiando o convívio familiar, uma sala ampla e aconchegante para todos, com entretenimento, bancada de estudo, trabalho e refeições", afirma a arquiteta. Para transformar o ambiente em um lugar agradável e alegre, Juliana aplicou papel de parede em pontos estratégicos. As cores cítricas valorizam e realçam a característica descontraída do espaço, em contraponto às demais paredes, em tons sóbrios e inspiradores. Além disso, espelhos, prateleiras e nichos completam o mix de móveis multiúsos, combinados com chaises e poltronas de madeira, que valorizam e trazem aconchego com um visual bem brasileiro.
Suíte do Casal Jovem – Priscila Kramer Jansen - O objetivo do espaço, projetado pela arquiteta Priscila Jansen, foi unificar ambientes de forma harmônica. Assim, a Suíte do Casal Jovem é como um spa, ideal para relaxar, ler e assistir televisão, com privacidade e conforto. O projeto mistura materiais e texturas, realçando a arquitetura em estilo contemporâneo. "Um dos principais diferenciais do ambiente é a cabeceira da cama, que se prolonga em toda a parede chegando até a divisão do quarto com o spa, o que alonga o espaço e dá unidade à decoração, proporcionando elegância e aconchego" revela. A arquiteta usa pastilhas artesanais, desenvolvidas pela Akatu, que reutiliza restos de madeira de construção para fabricar o produto. A aplicação é feita em luminárias e decks, e confere um toque jovial ao ambiente.
Terraço dos Quartos – Andréia Meneses, Eder Mattiolli e Roger Claudino - Acompanhando a cor e arquitetura da casa no estilo mediterrâneo, o Terraço dos Quartos usa o verde das plantas para quebrar a rigidez da construção; o colorido das flores dá o toque de romantismo ao espaço. Com vasos e pedras, os paisagistas Andréia Meneses, Eder Mattiolli e Roger Claudino transformaram o ambiente em um jardim suspenso. "É o lugar ideal para pessoas que buscam qualidade de vida, um espaço que traz a natureza para dentro da cidade e proporciona momentos de lazer, contemplação e bem-estar", complementam os paisagistas. Para compor o ambiente de forma harmônica e poupar gastos adicionais, foram utilizadas na decoração madeira de reflorestamento e granilha. No jardim, vasos feitos com material em PVC, com as plantas já formadas, minimizam o impacto ambiental.
Serviço:
Mostra Morar Mais por menos "O Chique que Cabe no Bolso"
Data da Exposição: De 27 de outubro a 28 de novembro
Rua Pedro Foltran, 100 – final da Rua Euclides da Cunha - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3019 6894
Valor do Ingresso: R$20
Meia-entrada: maiores de 60 anos e estudantes R$10,00
Horário de funcionamento:
Terça-feira à Sexta-feira: 15h às 21h
Sábado: das 14h às 21h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h