A cozinha não é apenas o lugar onde exercemos a arte de preparar os alimentos, é também um importante espaço de convivência na casa. Quantas vezes uma reunião familiar ou um encontro com os amigos começa na sala e termina com todos conversando na cozinha?
Cada vez mais as pessoas estão se preocupando em tornar a cozinha um ambiente integrado, moderno e bem decorado. Uma das tendências é a instalação de ilhas, que além de trazer charme e modernidade ao ambiente, deixam a cozinha mais prática.
"Geralmente, as pessoas se queixam do pouco espaço nos balcões das cozinhas. As ilhas servem como uma segunda bancada e podem ser aproveitadas de diversas maneiras, desde a preparação de alimentos até como local para servir um pequeno bufê", afirma a consultora da Todeschini Ilha e design de interiores Kelly Fernandes.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Espaço otimizado
A ilha é uma forma de otimizar o espaço na cozinha e facilitar sua organização, porque pode ter armários embutidos embaixo da bancada, como no projeto da designer de interiores Ana Meirelles. Na bancada, a designer deixou um espaço livre para trabalho e inseriu o cooktop.
Ilha como mesa na cozinha
As ilhas também servem como apoio para bate-papo na cozinha ou mesa para refeições, como no projeto da Todeschini Ilha em parceria com as arquitetas Beatriz Slaibi e Deborah Wilcox.
Neste caso, de um lado a ilha é utilizada como mesa e possui vãos para acomodar as pernas, e do outro lado ficam as portas do armário embutido.
Fogão embutido na ilha
Além de armários e nichos, as ilhas podem embutir fogões, como neste projeto da designer de interiores Kelly Fernandes.
Uma mesa de vidro complementa a ilha, dando um charme especial ao projeto. Outros eletrodomésticos, como forno elétrico e microondas, foram distribuídos ao redor da ilha para facilitar o acesso durante a utilização de cada um. O resultado foi uma cozinha moderna e funcional.
Espaço necessário para ilha
Antes de colocar uma ilha na cozinha, é importante verificar se haverá espaço suficiente para circulação e para abrir e fechar os móveis e eletrodomésticos.
No projeto do designer de interiores Leonardo de Magalhães Pinto (esquerda), a cozinha é grande e o espaço para a ilha é mais do que suficiente. Mas, se a sua cozinha é pequena, você pode utilizar uma ilha como divisória na integração entre a cozinha e a sala ou a copa, como no projeto da designer de interiores Roberta Devisate (direita).
Materiais para bancada da ilha
Os materiais mais utilizados nas bancadas das ilhas são inox ou granito, como no projeto da designer de interiores Ana Meirelles. Mas elas podem ser feitas de MDF, vidro e outros materiais. A combinação de matérias-primas também cai muito bem. (Fonte: BBel Estilo de Vida)