Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tecnologia aplicada

Moda e decoração seguem as mesmas tendências em tecidos

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Coleção New York - Divulgação Donatelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A evolução tecnológica permitiu ao mundo dos tecidos ampliar a gama de opções ao consumidor. Tanto que é possível encontrar peças de todos os tipos imagináveis. "A produção hoje é tão perfeita que, muitas vezes, tecidos 100% poliéster dão a impressão de serem fios nobres", conta a empresária Valeska Tonet Camargo, da Donatelli Tecidos, em Brasília. O que muitos não sabem é que os mesmos tecidos utilizados em decoração estão inseridos no mercado da moda, inclusive na alta costura.

Segundo a consultora de moda Rosanna Tarcitano, o grande "boom" na área de tecidos é realmente a tecnologia aplicada. Já as misturas de cores e tendências de estampas aplicadas em ambientes estão alinhadas ao que está em alta nos vestuários. "As sedas e organzas usadas em colchas, por exemplo, podem ser utilizadas em saias e vestidos. Também podem se transformar em acessórios, como lenços e cintos", relata a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Algumas das principais tendências da estação para os dois setores são os florais, os tropicais, os listrados e o Pop Art. "A mistura e o uso de cores fortes (como vermelho e roxo) e cítricas (como laranja e verde limão) é muito bem vinda", diz Rosanna. Os tecidos brilhosos ou metalizados , dupla face e furta cor, além de serem uma boa pedida para cortinas, paredes e almofadas, também compõem um estilo sofisticado para roupas e bolsas de festa. "Um chantum de sêda pura ou uma pashmina, por exemplo, pode ser usado tanto em uma cortina como em uma saia ou xale, sem nenhum problema", completa a consultora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Rosanna conta que os avanços têxteis beneficiaram, e muito, o campo da moda. Isso porque a utilização de fios sintéticos e mistos permite maior variedade de cores e torna as roupas mais confortáveis e macias. "Outros benefício é que eles retêm menos a transpiração", afirma. Valeska Tonet acrescenta que os fios sintéticos apresentam maior diversidade de larguras, alturas e espessuras, em geral, sendo ideais para aplicação em paredes e cortinas, que exigem extensão contínua do tecido.


Os cuidados também são parecidos para moda e para a decoração. Tecidos finos, como seda, esgarçam com facilidade quando utilizados em sofás e outros tipos de estofados. Para as roupas, a mesma coisa. "Se a peça passar por muito atrito, será danificada. Na hora de usar na decoração, esse tipo de tecido passa por processos de dublagem - que o torna mais espesso, consistente e durável", completa Rosanna.

Para Valeska Tonet, da Donatelli, a utilização dos tecidos tanto na moda como na decoração podem ser adaptados ao estilo de cada um. "É engraçado, mas quando você olha para uma pessoa, para o jeito que ela se veste, já é possível imaginar como é a casa dela", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo