O Mini Loft, ambiente desenvolvido pelas arquitetas Márcia Helena Guimarães e Daniela Sumida de Albuquerque foi o vencedor do prêmio "Projeto Mais Original da Casa Cor PR 2009". A premiação e entrega do troféu às profissionais aconteceu na festa de encerramento da mostra, no último domingo (12).
Justamente por ser um ambiente bem compacto, as profissionais puderam exercitar sua criatividade para conseguir montar uma residência completa em apenas 18 metros quadrados. Ao aproveitamento de espaço por meio de um layout inteligente, que permitiu uma circulação fluida, foi agregado o conceito de multifuncionalidade nos móveis e a divisão do ambiente em três setores principais: hall, cozinha e mesa de trabalho; estar íntimo; e closet, área de serviço e banheiro.
Nenhum detalhe escapou da visão arrojada e atenta das profissionais: até mesmo o espaço acima do painel da cama, foi aproveitado para compor um maleiro. Os tons claros, predominantes no Mini Loft, ajudaram a transmitir uma sensação de amplitude de espaço, enquanto que as cores vibrantes, pontuadas aqui e ali de maneira estratégica, evocavam um clima moderno e descontraído, quebrando a monocromia e aumentando o charme do lugar. A ordem também estava na pauta das arquitetas, que inseriram todos os elementos decorativos e funcionais de maneira organizada e elegante - pois em um espaço reduzido cada coisa exige o seu lugar.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
"O sucesso que o ambiente estava fazendo na mostra já sinalizava que teríamos bons resultados. Estamos pensando até em exportar este modelo para países que sofrem com a redução de seus espaços de morar. Percebemos que o Mini Loft fez muito sucesso desde os o público mais jovem até o público de mais maduro, como pessoas idosas que moram sozinhas e viram no Mini Loft a concretização de seus anseios de residência ideal. Nesse caso, se o ambiente fosse dirigido especificamente para uma pessoa de idade, colocaríamos mais elementos com recursos automatizados", conta Marcia Helena Guimarães.
Para a arquiteta Daniela Sumida de Albuquerque, a premiação significou uma grande conquista e mais uma oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido por elas nesses 10 anos atuando na área de Arquitetura e Interiores. "O desafio de colocar todos os equipamentos essenciais de uma residência em 18 metros quadrados, sem perder o conforto, é mais uma prova de que a criatividade e o bom planejamento do espaço foi fundamental para conseguir esse resultado que surpreendeu a todos", completa Daniela.
Serviço:
Arquitetas Márcia Helena Guimarães e Daniela Sumida de Albuquerque
Avenida Iguaçu, 1325, 508-A, Bairro Rebouças, Curitiba
Telefone: (41) 3077-4525