Em tempos de racionalização espaço, o construção de mezaninos se apresenta como uma opção viável e alternativa para utilizar até mesmo áreas que muitas vezes são desprezados. Do ponto de vista estético, o recurso torna os ambientes mais imponentes e contemporâneos.
O mezanino é um andar intermediário entre dois pavimentos e pode ter estrutura de madeira, concreto ou ferro. Originalmente, estas plataformas eram usadas apenas em estabelecimentos comerciais, onde serviam de depósitos ou mesmo como área administrativa.
Se a sua casa tem um pé-direito alto ou duplo e você quer ampliá-la, o mezanino pode ser a solução ideal. O pé-direito, termo que define a altura entre o piso e o teto, tem medida padrão de 2,5 a 2,8 metros de altura. Entre 3 e 4,5 metros de altura, ele é considerado alto. A partir de 5 metros leva o nome de duplo, e quando a medida chega à marca de 8,4 metros, ele é considerado triplo. Mas antes de fazer um mezanino, o ideal é que se procure um engenheiro ou arquiteto, para que seja feito o planejamento de todas as etapas.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
O local pode ser usado como quarto, área de estudo ou simplesmente como um ambiente aconchegante para passar o tempo, lendo um bom livro ou ouvindo boa música. Mas cuidado: na construção de um mezanino o requisito mais importante é a ventilação. Como o lugar pode não ter um pá-direito muito alto e costuma ficar mais próximo ao forro da casa, pode se tornar um ambiente escuro e abafado. Por isso, planeje bem a instalação de portas e janelas, para aproveitar da melhor forma a circulação natural do ar.