Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira dicas

Mais que bonita, decoração de cozinhas e lavanderias deve ser prática e funcional

Redação Bonde
15 jun 2015 às 10:37
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cozinha e a lavanderia são ambientes que requerem praticidade, organização e funcionalidade. Além das refeições diárias, a cozinha é um local de encontro entre as pessoas para momentos especiais e de comemorações.

Como as lavanderias, muitas vezes, são integradas à cozinha, é importante que esse espaço receba o mesmo cuidado, com projeto de design de interiores harmônico, que considere também a praticidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A arquiteta da Telhanorte, Sabrina Campos, apresenta dicas para a concepção desses espaços, levando em consideração os aspectos funcionais e estéticos dos ambientes.
Antes de projetar, tanto na lavanderia, quanto na cozinha, é recomendado saber quais são exatamente os eletrodomésticos que serão usados para que os espaços tenham tomadas suficientes e levem em consideração as voltagens necessárias, que podem ser 110 V ou 220 V, dependendo da região onde se vive.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


1. Piso junto ou separado?

Publicidade


"No caso das salas integradas com cozinhas, há duas opções para o piso: use o mesmo material para dar sensação de amplitude ou invista em dois tipos diferentes para delimitar os ambientes sem usar barreiras visuais", aconselha Sabrina.


2. Pintura certa

Publicidade


"Independentemente da cor, é importante escolher uma tinta durável e que resista às lavagens frequentes", diz a arquiteta. As tintas epóxis à base de água são ótimas opções.


3. Moderna e funcional

Publicidade


"Se sua casa ou apartamento tem cozinha americana, ou seja, aberta para a sala, a melhor decisão que você pode tomar é investir em uma coifa", segundo Sabrina. O equipamento absorve cheiro e gordura durante o preparo dos alimentos.


4. Luz a qualquer hora

Publicidade


Cozinhas pedem iluminação fria. "Procure pelos LEDs ou lâmpadas eletrônicas (fluorescentes compactas) com temperatura de cor entre 5.000 e 6.500 K", explica a especialista.


5. Tudo no lugar certo

Publicidade


Nada de produtos e acessórios de limpeza jogados pelos cantos e atrás das portas. "Soluções prontas são excelentes alternativas e busque por itens que possuam rodízios para dar mobilidade às peças", sugere Sabrina.


6. Longe dos olhos

Publicidade


Para evitar que as tubulações da coifa e o aquecedor a gás fiquem aparentes, uma ótima opção é investir no rebaixamento do teto com gesso.


7. Ajuda extra


Invista também em itens que podem ser usados tanto na bancada quanto nos armários: nichos de madeira, cestos de roupas, caixas e caixotes organizadores dão conta do recado.


8. Faça luz

"Se a sua lavanderia faz parte do corredor ocupado pela cozinha, uma situação comum em apartamentos novos, invista em divisões de vidro entre os ambientes. A solução permite que se aproveite a iluminação natural da área de serviço, onde geralmente fica a janela", conclui Sabrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo