Falta muito pouco para as cidades se iluminarem e a decoração de Natal tomar conta da paisagem urbana e do visual das casas. O clima de alegria que este tipo de decoração proporciona, faz com que muitas pessoas aguardem ansiosas por este período que precede as festividades natalinas. A boa notícia é que, com imaginação, dá para usar um dos elementos mais marcantes da decoração natalina durante o ano todo: as luzes de Natal.
"As luzinhas de Natal ficam mesmo obsoletas em outras épocas do ano. Mas podemos reaproveitá-las embaixo de prateleiras ou dentro de nichos fazendo todos os efeitos cênicos que as fitas de LED hoje fazem, porém, gastando menos. O importante é que sejam todas da mesma cor. As lâmpadas coloridas geram efeitos interessantes apenas para decoração de festas temáticas", conta a designer de interiores e artista plástica Analu Guimarães, do escritório Na Lupa Design.
Um dos ambientes mais indicados para o uso desse tipo de iluminação é o quarto. Ele fica especialmente charmoso e romântico com as luzes de Natal. "Para iluminar a parte interna dos armários de roupas é um ótimo artifício, recomenda Analu. No quarto das crianças, esse tipo de luz também cai muito bem. "Para uma brinquedoteca, as luzinhas coloridas ficam superdivertidas", destaca a designer.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Em um de seus projetos, Analu lançou mão desse recurso e comenta os resultados: "O ambiente era um quarte de bebê provençal. Portanto, utilizei as luzinhas com efeito decorativo, mas também como leve iluminação indireta que é ideal para o conforto visual de quartos de bebê".
A designer enfeitou as luzes de Natal reaproveitadas com flores de tecido. "Coloquei as flores ao redor de cada ponto de luz. Isso garantiu todo charme e feminilidade à cortina em voil branco presente no quarto", salienta Analu. Esse é um recurso simples que pode agregar muito aos projetos. Além disso é uma forma de reaproveitar materiais que quase todo mundo tem em casa. Com criatividade e ajuda de um bom profissional, dá para criar cenas interessantes, surpreendentes e, claro, muito iluminados!