Se depender das últimas edições das franquias Casa Cor realizadas no País, a sustentabilidade deixa de ser uma tendência passageira para fincar raízes tanto nos projetos paisagísticos quanto na ambientação de interiores. E não seria diferente na Casa Cor Paraná, aberta em Curitiba até o dia 12 de julho. O foco, na grande maioria dos 52 ambientes que compõe a mostra, está nos materiais reciclados, reaproveitados ou certificados, mostrando que luxo e alta tecnologia podem se mesclar aos produtos sustentáveis sem perder a beleza, o conforto e a funcionalidade.
Seguindo seu histórico de resgate de locais emblemáticos e inéditos, a 16ª edição da Casa Cor repaginou o prédio C do austero Asilo São Vicente de Paulo, mantendo o conjunto arquitetônico, mas agregando elementos contemporâneos que permanecerão na tradicional instituição beneficente.
O centenário de nascimento de Burle Marx, comemorado este ano, também foi lembrado em vários projetos assinados por profissionais da área.
Confira as fotos:
Suíte Master - Letícia Feres e Viviane Loyola criaram um espaço atemporal com marcenaria em laca fendi e veludo estampado na parede da cabeceira. A iluminação automatizada permite criar várias cenas no ambiente que homenageia o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e sua mulher, Fernanda.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Apartamento Privativo com Vista Panorâmica - Ambiente integrado mescla referências sustetáveis e sofisticação. O projeto de Andréa Postai Pereira e Juliana Stocco enfoca funcionalidade com espaço zen.
Studio de um Médico - Os arquitetos Christian Schönhofen e Richard Burmeister Schönhofen criaram quatro ambientes em um espaço compacto e dentro das necessidades estéticas e funcionais do projeto.
Churrasqueira - Concebido para possibilitar a vista verde de todos os lados, o projeto de Marcia Campetti e Jucy Passalacqua tem vidro na cobertura e nas paredes laterais.
Estar com TV - A ideia de Juliana Longo Raad e Priscilla Vecchiatti Galli foi criar um home theater com preocupação ambiental. Esculturas de garrafas PET, LEDs e piso de madeira certificada se misturam a revestimentos e acessórios requintados.
Gabinete/Copa e Cozinha - A dinâmica entre o contemporâneo de linhas retas e a sofisticação acolhedora inspiraram Alan Matsunaga e Daniele Grani, que utilizaram madeiras sintéticas e certificadas, tanto de reflorestamento como de reaproveitamento. Todas as benfeitorias permanecerão no Asilo.