Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Elementos integrados

Leve as pedras para dentro de casa

Erica Shimamura - Folha Casa & Conforto
09 nov 2009 às 12:07

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Formadas há milhões de anos e utilizadas como material básico nas construções desde a Antiguidade, as pedras podem carregar um pouco de história para sua casa, além de humanizar os espaços, remeter à natureza e às sensações de bem-estar tão valorizadas hoje.

Para o arquiteto Marcelo Melhado, a presença de pelo menos um elemento natural é regra em seu trabalho. ''A função é amenizar a massa construída'', explica. Revestir a parede de pedras ou fazer um telhado de ardósia, na visão do profissional, nada mais é do que remeter a pessoa à sua essência. ''Volta e meia as pessoas, por mais sofisticadas que sejam, estão voltando à sua essência. E nas residências a escolha dos materiais naturais como as pedras representa este retorno'', ressalta.

Assim, na opinião do arquiteto, o uso de pedras na decoração de residências não está relacionado diretamente à moda, mas ao perfil ou à procura pelo contato com a natureza e a simplicidade. O resultado estético deste elemento natural também vai depender da intenção de cada pessoa. ''O estilo é que vai dar o tom. As pedras podem tanto enobrecer um ambiente como remeter à natureza''.

Não que a arquitetura esteja imune à moda e às imitações. Marcelo cita como exemplo o Palácio da Alvorada, em Brasília, obra de Oscar Niemeyer. ''Na época muita gente quis copiar aquilo. Neste momento entra o papel do arquiteto'', revela. ''O importante é saber dosar a vontade, além de o cliente gostar do material que será utilizado. É possível, assim, ter a pretensão da atemporalidade'', reflete.


Novamente citando Niemeyer, Marcelo lembra da Casa das Canoas, localizada no Rio de Janeiro. Na habitação da década de 1950, o arquiteto utilizou uma rocha que saía da piscina e entrava pela sala, fazendo a integração do exterior com o interior, representando um elemento vivo dentro da casa. ''Não tem quem destrua um projeto como esse''.

Dicas

Existem pedras rústicas, utilizadas praticamente do modo como foram extraídas da natureza, e os padrões polidos. Aquelas que passaram por um processo industrial também podem ser utilizadas nos projetos de interiores.

Entre as vantagens do uso de pedras está a durabilidade, a beleza e a variedade de tons e tipos. É preciso no entanto ter consciência de que a colocação do material merece cuidados especiais. Segundo o arquiteto Marcelo Melhado, antigamente a fixação das pedras era feita com o uso de massa forte diretamente na parede. A técnica não previa que elas seriam afetadas pela umidade e acabariam manchando. ''Hoje existe tecnologia para evitar o incômodo. A colocação de grampos que distanciam as pedras da parede não deixam a umidade entrar em contato'', explica Marcelo. Outra indicação é impermeabilizar as pedras com uma demão de produto químico específico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



''Em áreas molhadas como banheiros e cozinhas não é indicado o uso de pedras rústicas, pois in natura elas são porosas''. O arquiteto indica as versões polidas de mármore, granito e arenito, já que o acabamento vai reduzir a porosidade e a absorção de água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Divulgação
Divulgação


O hall de entrada com pé direito duplo (à esquerda) foi revestido em arenito amarelo, integrando com elegância interior e exterior. Projeto de Marcelo Melhado Arquitetos Associados e à direita escada revestida em technistone. A superfície à base de quartzo possui alta resistência a impactos, riscos e uso de produtos químicos. O material é fabricado na República Tcheca e importado pela Alicante.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Ambientes de churrasqueira e refeições projetados pelo escritório Marcelo Melhado foram traduzidos com sofisticação por meio do uso do mármore travertino romano nos acabamentos rústico e polido.


Divulgação
Divulgação


No projeto de Marcelo Melhado Arquitetos Associados a bancada recebeu marmoglass e granito preto enquanto que a churrasqueira foi revestida em mármore travertino.


Divulgação
Divulgação


O tampo da mesa da cozinha foi feito em marmoglass, uma superfície cristalizada de vidro que apresenta absorção nula de água e poluentes. Projeto do escritório Marcelo Melhado.


Divulgação
Divulgação

Montados em placas com encaixe, os telados de mármore branco mimoso, da Pietre Colorate, formam um mosaico que confere movimento e um instigante apelo visual às paredes. É possível optar por 19 modelos de cortes e composições.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo