Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tempo de luz!

LED é opção econômica para decorar a casa no Natal; veja cuidados que você deve ter

Redação Bonde
26 nov 2014 às 09:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criar uma iluminação especial faz toda a diferença na hora de tornar o ambiente mais bonito e festivo. Mas iluminar áreas externas pede cuidados extras. Para isso, a Avant – empresa especializada no desenvolvimento de soluções para iluminação – dá algumas dicas essenciais para evitar choques, curtos-circuitos ou mesmo incêndios.

O CEO da Avant, Gilberto Grosso, lembra que segurança é fundamental tanto em relação aos produtos quanto à instalação. "O primeiro cuidado é a escolha por produtos de qualidade, que atendam às normas de fabricação, segundo os critérios estipulados nas normas técnicas brasileiras. Verifique na embalagem se o produto escolhido é resistente ao calor, poeira, umidade e chuva, portanto, aplicável a áreas externas, e se tem garantia contra defeitos e telefone de atendimento ao consumidor", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o executivo, "as pessoas já sabem que preço baixo, quase de graça, é sinal de produto também de baixa qualidade. No caso desses kits de Natal baratinhos, o que temos são produtos onde a fiação de cobre, que é segura, é substituída por fio de alumínio. O alumínio esquenta muito e superaquece todo o sistema elétrico, podendo até iniciar incêndios".

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Por isso, o kit de Natal encontrado em quase todos os camelôs ou pequenas lojas é descartável. "É feito com materiais não homologados, em processos quase artesanais de fabricação e com o propósito de iluminar apenas uma vez", alerta Grosso, que sugere àqueles que pretendem ter uma decoração segura que procurem fitas ou mangueiras luminosas de marcas brasileiras tradicionais e que duram muitos anos.

Publicidade


Depois é preciso atenção à instalação para evitar que a chuva ou o vento danifique o equipamento. As emendas, quando necessárias, devem ser feitas de forma cuidadosa e cobertas com fita isolante certificada para evitar fuga de energia elétrica e, consequentemente, choques. É importante lembrar, ainda, que qualquer alteração ou manutenção deve ser realizada quando as lâmpadas e fitas luminosas estiverem desconectadas da eletricidade.


Fitas de LED


As fitas de LED oferecem diversas vantagens para quem quer enfeitar os ambientes externos da residência ou comércio para o Natal e o Réveillon. Além de uma ampla gama de cores, que permite alcançar efeitos variados, as fitas flexíveis são versáteis, adequando-se às mais diversas superfícies, inclusive curvas, e são fáceis de instalar.

"Mas lembre-se de que, embora os LEDs não irradiem calor – com isso, não oferecem riscos de queimaduras ou de incêndio por contato -, deve-se evitar o uso de adaptadores tipo benjamim, que podem sobrecarregar as tomadas e causar danos elétricos", adverte Grosso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo