Quem pensa que a lavanderia deve ser um ambiente meramente funcional e sem nenhum encanto está completamente enganado. As designers de interiores Caroline Coraiola e Karla Obeid mostram que é possível sim criar um espaço diferenciado e cheio de charme e beleza, mesmo com todos os eletrodomésticos e produtos de limpeza existentes nesse local.
Para isso, um dos segredos das designers é esconder tudo o que pode ser escondido. "As tubulações de gás e hidráulica são dois exemplos do que não precisa ficar à mostra. Para ocultá-las, acondicionamos o aquecedor em um móvel com portas vazadas, o qual garante a passagem de ar e esconde o aparelho de forma segura", explicam.
Até mesmo o tanque pode ficar mais discreto, ao ser embutido em um móvel com tampo em granito. Os armários da lavanderia precisam garantir espaço para acondicionar de forma organizada todos os produtos de limpeza e utensílios, como a tábua de passar roupas, a vassoura e o rodo. "Para isso, as prateleiras e espaços precisam ser projetados de acordo com as medidas do que será guardado neles. Também é bacana deixar os armários suspensos, com uma distância de cerca de 20 cm do chão, para facilitar a limpeza", afirma Caroline.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
A beleza do ambiente fica completa com alguns detalhes, como pastilhas nas paredes e plantas. "Com o ambiente organizado e com espaço para tudo, balcões e prateleiras ficam livres, possibilitando até mesmo a criação de uma pequena horta", acrescenta Karla. Há quem prefira flores, mas para quem gosta de cozinhar, ter uma pequena plantação de temperos em casa faz
toda a diferença.