O inverno pede programas como jantares em casa, filmes e pipocas, encontros de amigos regados a bom vinho, e tantos outros momentos intimistas. Mas todos eles serão ainda mais perfeitos se forem aquecidos por uma lareira.
Quando se pensa em lareira, vem aquela velha imagem das antigas lareiras, aquecidas pela lenha, muita fumaça e com uma grande chaminé. Hoje já é possível obter o efeito romântico e aquecido, sem a preocupação de queimar lenha, sujeiras e cheiro de fumaça.
"Esse tipo de lareira oferece conforto e comodidade em qualquer lugar, pois pode ser instalada em casas e também em apartamentos. A instalação é muito simples, bastando apenas ter um ponto de gás no local em que se deseja ter uma lareira, de salas a quartos", afirma Luiz Augusto Chocair, gerente comercial da LCZ Lareiras.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Consideradas ecologicamente corretas (por não usarem lenha), as lareiras a gás não precisam de chaminé, não soltam fumaça ou fuligem e o consumidor não tem gastos com coifa e dutos - usados necessariamente em lareiras convencionais. "Além disso, o calor produzido pelas chamas da lareira a gás é 100% aproveitado, diferentemente da lareira a lenha, que 75% do calor é desperdiçado pela chaminé já que o ar quente tende a subir", explica Chocair.
Os fabricantes oferecem também modelos com controle remoto, permitindo ainda mais praticidade à vida dos consumidores. Todas essas vantagens ainda podem somar-se ao maior benefício oferecido pelas lareiras a gás, a segurança. "Nossas lareiras possuem o sistema ODS - Controle do Nível de Oxigênio, que bloqueia automaticamente o gás no caso do nível de oxigênio do ambiente abaixar em até 16%, bem como quando o fogo se apagar por qualquer motivo, como ventos fortes", confirma.