Diversos projetos "minimalistas" e sustentáveis de moradias foram apresentados nesta terça-feira (17), primeiro dia da Semana de Design de Milão, que acontece até 22 de abril.
Um arquiteto de 27 anos da cidade de Pésaro, na Itália, desenvolveu uma casa com apenas 9m². Leonardo di Chiara, que é minimalista e adota a política do "menos é mais", explica que o local possui "todos os confortos necessários para se viver". As dimensões 5,1m de comprimento; 2,53m de largura; e 4m de altura poderiam, inclusive, integrar um automóvel.
Já a construtora Aktivhaus Biocostruttori criou um módulo de 25 m², chamado "Biosphera 2.0". O projeto é energicamente autônomo e possui construção ecológica. A casa é composta de iluminação de LED, cozinha por indução, eletrodomésticos, além de sistema de aquecimento e arrefecimento. A construção foi projetada para se adequar a todas as condições ambientais.
Por sua vez, a Rubner Haus criou um imóvel feito somente a partir de madeira, também autossuficiente. Ele é capaz de utilizar a luz solar e fazer fotossíntese para produzir energia, comida, oxigênio e água. (ANSA)