Decorar um ambiente é uma arte. Requer conhecimento técnico, senso estético e muita sensibilidade. Mas, sobretudo, quem decora deve ser fiel aos seus gostos, seguir a sua intuição e buscar a própria essência. Mobiliar uma casa não é difícil, mas criar um ambiente é outra coisa. Deixar um ambiente mais cálido, confortável e relaxante nos períodos de frio não significa encher a casa com as últimas tendências vistas em revistas ou em páginas da web, mas sim, equilibrar as escolhas e priorizar a luz e a cor.
Ao compor um espaço residencial, o resultado deve ser elegante, confortável, funcional, iluminado e, principalmente, harmonioso. O ideal é optar pelos tons neutros e sóbrios, do bege ao marrom. Madeira natural e piso laminado são escolhas certas para criar uma atmosfera acolhedora no living ou no recanto de leitura.
As mantas de microfibra, revestimentos têxteis em veludo e chenille, tapetes com porcentagem de algodão, nylon ou lã, e os tecidos em linho para as cortinas tendem a deixar o espaço mais aconchegante para esta época. Uma ótima opção são as cortinas duplas, em voal ou organza, que deixam penetrar a luz e proporcionam frescor que, combinadas e sobrepostas por tecidos opacos, dão um caráter mais íntimo e quente ao ambiente.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Para dar ênfase ao espaço, o ideal é acrescentar alguns nuances marcantes na decoração, como o vermelho, fúcsia ou fendi. Uma manta e umas almofadas coloridas aquecem o sofá e a poltrona. A novíssima gama de papéis de parede e a variedade nos tecidos para as cortinas também espantam a frieza e esquentam o espaço.
*Rita Patron, professora da área de Projetos de Interiores do Curso Técnico em Design de Interiores no Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP).